Significado de Valia substantivo feminino Valor essencial e particular à constituição de certo objeto, coisa etc. Utilização rentável e vantajosa de algo ou alguém; utilidade, eficácia.
Em outros termos, a mais valia significa a diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador. ... É, portanto, a base de exploração do sistema capitalista sobre o trabalhador.
O conceito de trabalho é geralmente entendido como a atividade humana realizada com o objetivo de produzir uma forma de obtenção de subsistência. O trabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento.
Entendemos que para Marx o trabalho é a necessidade natural e eterna de efetivar o intercâmbio material entre o homem e a natureza, o trabalho contextualizado seria, assim, na realidade da nossa sociedade capitalista, segundo Marx, produtivo de valor necessário à reprodução da força de trabalho do trabalhador, além de ...
“O processo de trabalho, como o apresentamos em seus elementos simples e abstratos, é atividade orientada a um fim para produzir valores de uso, apropriação do natural para satisfazer a necessidades humanas [...].” (MARX,1985a, p.
38) Quando, através de novas técnicas produtivas, o trabalhador é levado a produzir, em menos tempo, tudo aquilo que é necessário para repor sua força de trabalho sem que, mesmo assim, a jornada de trabalho seja reduzida, ele estará gerando um excedente que é designado pelo teoria marxista como: a) valor de troca.
Explicação: Quando o trabalho exprime as tendências profundas da personalidade e ajuda o Homem a se realizar, podemos dizer que equipara-se: a) à satisfação de necessidades.
Ou seja, Marx traz a concepção de que no capitalismo o trabalho assume a forma de tra- balho assalariado e os meios de produção a forma de capital, sendo estes dois agentes essenciais para a produção.
Para que a força de trabalho seja convertida em mercadoria, duas condições precisam ser preenchidas: que o trabalhador seja proprietário da força de trabalho e que, ao mesmo tempo, não seja proprietário de nenhum meio de produção.
Bauman afirma que o consumo muda a relação das pessoas com elas mesmas e com os outros, transformando-as em mercadorias.
Partindo dos pressupostos da Economia Política o autor expõe que o trabalhador se configura como mercadoria, mercadoria barata à medida que é forçado a aumentar o volume de sua produção na proporção das exigências impostas na guerra da concorrência por mercados e na concentração de capital nas mãos de poucos.