As teorias sobre a liderança denominadas situacionais ou contingenciais partem do pressuposto de que o comportamento mais apropriado para um líder depende das situações ou circunstâncias concretas em que o líder se encontra.
Formulados no início do século 20, os princípios de Fayol servem como uma bússola para gerentes e executivos até os dias de hoje. ... Os estudos de Fayol também pautam a organização dos processos e trabalho em equipe, disseminando a importância de investir em fatores como divisão de tarefas, responsabilidade e disciplina.
As quatro funções administrativas são planejar, organizar, dirigir e controlar. Elas compreendem um grande universo de ações que o gestor deve tomar para manter a organização no rumo certo.
Abaixo, listamos os principais departamentos de uma empresa e suas funções.
O setor administrativo, idealmente, é aquele que abrange todos os profissionais responsáveis por guiar a empresa. Isto é, proprietários, sócios, diretores e outros cargos de confiança responsáveis pela parte estratégica do negócio. Dessa maneira, esse departamento pode ser compreendido como o cérebro do empreendimento.
Normalmente uma empresa apresenta três níveis de hierarquia: operacional, tático e estratégico. Cada um desses segmentos possui sua devida importância e função, mas também existe uma interligação entre eles, pois cada setor depende diretamente do outro.
Tipos de organograma: Conheça os principais e aprenda a montar o seu