A principal diferença entre cadeia de valor e cadeia de suprimentos é que as cadeias de suprimentos acompanham o produto desde o fornecimento até o cliente, enquanto, em uma cadeia de valor, o ponto de partida é o cliente, no sentido de que sua necessidade será atendida.
O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um conjunto de métodos que são usados para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede: transportes, estoques, custos, etc. Esses parâmetros estão presentes nos fornecedores, na sua própria empresa e finalmente nos clientes.
Cadeia de suprimentos circular Baseia-se no fornecimento de recursos e insumos totalmente renováveis, recicláveis, biodegradáveis que sustentam a produção circular e os sistemas de consumo.
A cadeia de valor é um diagrama que traz todo conjunto de atividades desenvolvidas pela empresa, o objetivo é entender o comportamento dos custos de cada atividade realizada para então otimizar o valor final dos produtos/serviços para gerar vantagem competitiva.
A importância da Cadeia de Valor está ligada ao fato de que permite atingir uma vantagem competitiva sustentável. Para isso, objetiva fornecer aos clientes o máximo valor pelo menor custo total. Assim, através do modelo de Porter, as organizações podem: ... Estabelecer tanto lucros como custos.
O modelo da cadeia serviços-lucro define que funcionários satisfeitos tendem a entregar aos clientes serviços com maior valor agregado; o que tende a torná-los satisfeitos e fiéis; retendo-os na empresa; com impacto positivo no crescimento e lucratividade.
Utilizar a Cadeia de Valor para comparar o seu modelo de negócio com seus concorrentes ajuda a dar uma compreensão muito mais aprofundada de forças e fraquezas para serem incluídas na matriz SWOT. Isso pode ser extremamente útil especialmente para o desenvolvimento de novos diferenciais.
Quais os benefícios da cadeia logística integrada?
O que é preciso para ser um bom profissional em consórcios?