substantivo masculino Bailado guerreiro da Bahia, que se exibe em Salvador e na região do Recôncavo baiano por ocasião dos festejos em honra de Nossa Senhora da Purificação.
Maculelê era um negro fugido que tinha doença de pele. ... Maculelê lutou sozinho contra o grupo rival e, heroicamente, venceu a disputa. Desde então passou a ser considerado um herói na tribo. A dança com bastões simboliza a luta de Maculelê contra os guerreiros.
Acredita-se que o maculelê seja um ato popular de origem africana que teria florescido no século XVIII nos canaviais de Santo Amaro da Purificação-BA, e que passou a integrar as comemorações locais. Muito comum também no Interior da Bahia, precisamente na Região do Recôncavo.
O maculelê é uma dança que pode envolver mulheres e homens. A característica principal da dança é a batida dos porretes uns contra os outros em determinados trechos da música que é cantada acompanhada pela forte batida do atabaque. ... Os passos da dança são saltos, agachamentos, cruzadas de pernas, etc.
Em sua origem, o maculelê foi uma arte marcial armada, que nos dias de hoje se preserva na simulação de uma luta tribal usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas), com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música em línguas africanas, indígenas e portuguesa.
atabaque
O jongo, ou caxambu é um ritmo que teve suas origens na região africana do Congo-Angola. Chegou ao Brasil-Colônia com os negros de origem bantu trazidos como escravos para o trabalho forçado nas fazendas de café do Vale do Rio Paraíba, no interior dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
Resposta: O maculelê em sua origem era uma arte marcial armada, mas atualmente é uma forma de dança que simula uma luta tribal usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas), com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música.
O atabaque é o principal instrumento no maculelê.
São utilizados três atabaques, o Rum (atabaque maior com som grave), o Rumpi (atabaque de tamanho médio com som intermediário), e o Lê (atabaque pequeno com som mais agudo).
1 - A vestimenta do maculelê muda com as sociedades que o adotam e também na medida que patrimônios culturais vão sendo criados. Originalmente dançava-se apenas com a saia tradicional, hoje há saias de outros modelos e até mesmo a prática com as vestimentas típicas da capoeira.
Resposta: Do ponto de vista pedagógico, conhecer conteúdos diversos, como as danças folclóricas e modalidades esportivas não-tradicionais, ajuda a desenvolver movimentos inéditos, o que colabora para a cultura corporal geral e para o desenvolvimento do aluno.
Nesse sentido, para a dança em geral e para o maculelê, a música é de extrema importância, pois gera um ritmo pelo qual os dançarinos podem seguir a fim de executar uma coreografia, com isso o ritmo das execuções dos passos dos dançarinos acompanham o ritmo da música.
Segundo algumas pesquisas, feitas por santamarenses, o maculelê veio das fazendas de canaviais para a cidade. O grupo se compõe de alguns pares de homens, ágeis e fortes, cada qual armado de um bastão de boa madeira de lei, principalmente biriba, medindo 60 ou 70 centímetros.
Conta a lenda que um jovem guerreiro chamado Maculelê defendeu sozinho sua tribo do ataque da tribo rival usando apenas dois pedaços de pau,o que hoje são os bastões. Existem outras lendas com um escravo a beira da morte que conseguiu defender sua tribo,e também com um índio preguiçoso.
Resposta: Conta outra lenda que a encenação do Maculelê baseia-se em um episódio épico ocorrido numa aldeia primitiva do reino de Ioruba, em que, certa vez, saíram os guerreiros juntos para caçar, permanecendo na aldeia apenas 22 homens, na maioria idosa, junto das mulheres e crianças.
Resposta. Resposta: foi uma arte marcial armada que tinha dois bastões chamada esgrima.
Santo Amaro da Purificação
Como citado no texto a base de dança do maculelê é: A base do Maculelê consiste em manter o pé direito parado e avançar e recuar o esquerdo a cada ciclo do toque do atabaque. Fato é que, utilizando essa base podem ser utilizados saltos, chutes, mortais e outras ações, pois como o próprio texto diz: [...]
7 Paulino Aluísio de Andrade, o mestre Popó do maculelê foi um dos responsáveis pela sua divulgação, formando um grupo com seus filhos, netos e outros habitantes da Rua da Linha em Santo Amaro da Purificação no estado da Bahia.
Nível baixo-médio alto
Maculelê a dança dos Capoeira, com bastões nas mãos os Capoeiras. A característica principal desta dança é a batida dos porretes uns contra os outros em determinados trechos da música que é cantada e acompanhada pela forte batida do atabaque.
Resposta: Explicação: São danças ligadas às festas, às religiões, às produções culturais das nações que, dizem, contam e encantam quem as faz e quem as vê. Trata-se de incontáveis manifestações que são mantidas comumente pela tradição oral e pela sua manifestação corporal nas festas populares.
A capoeira é disputada por duas pessoas que se defrontam no meio de uma roda formada por outros capoeiristas, ao som de palmas e berimbaus. O objetivo do jogo é derrubar o adversário.
Explicação: Capoeira Luta – representa a sua origem e sobrevivência através dos tempos, na sua forma mais natural, como instrumento de defesa pessoal, genuinamente brasileiro. ... Capoeira Dança e Arte – a arte se faz presente através da música, ritmo, canto, instrumento, expressão corporal e criatividade de movimentos.
A capoeira iniciou como uma luta para expressar resistência dentro das senzalas. Os escravos criaram a capoeira como uma forma de se proteger da violência e punição dos colonizadores brasileiros. Eles eram frequentemente alvos de agressões e atrocidades dos senhores de engenho.
Suas principais características são: os golpes são jogados próximos ao chão, o ritmo musical é mais lento e há muita malícia. Durante a roda os participantes não batem palmas. Capoeira Regional – Mantém a malicia, mais o ritmo musical e os movimentos são mais rápidos e secos. Acrobacias são menos utilizadas.
A capoeira Angola diferencia-se da luta regional baiana de Mestre Bimba por possuir maior enfase em características como o jogo, a brincadeira e a busca pela ancestralidade, possuindo em regra movimentos mais lentos, rasteiros e lúdicos. ... Graças ao esforço de muitos Mestres e pessoas envolvidas com a capoeira.