A disciplina de História da Arte propõe uma abordagem introdutória acerca dos processos evolutivos da representação artística ao longo do desenvolvimento da cultura ocidental. ... Localizar, numa perspectiva histórico-social, os principais estilos e tendências que constituíram a arte ocidental.
A história da arte é vista como uma área do conhecimento que aborda as diversas manifestações artísticas do ser humano ao longo de sua trajetória no planeta. ... A arte está relacionada às primeiras formas de expressão humana e, dependendo do local e momento histórico, se manifestou de diferentes maneiras.
A história e a arte se interligam pois a partir do tempo que se passa na humanidade, novas linguagens, expressões e formas de comunicação surgem, sendo a arte universal parte disso. Assim, a arte universal, segue a cronologia da construção da história da arte.
Indo mais longe: sempre. Nossa relação com a arte é sempre mais importante que a obra em si. Essa relação é definida pelo momento da vida em que você leu aquela revista em quadrinhos, assistiu àquele filme ou ouviu aquela música pela primeira vez.
O conceito de obra de arte é uma construção social, não pode ser um trabalho isolado. ... Contudo, a arte está ligada aos fatores históricos e sociais, mas dialoga ativamente com nossa sociedade, criando os estilos de época, e acompanhando a evolução do homem e da tecnologia.
Resposta. Resposta: Tempo e arte estão co-relacionadas, algumas obras podem apresentar um determinado movimento para determinada época, já outra pode além de representar sua própria época, estará relacionada a um tempo futuro.
Na opinião de alguns estudiosos desse assunto, o campo artístico nos revela os valores, costumes, crenças e modos de agir de um povo. ... A partir dessa ação, a arte passa a ser interpretada com um olhar histórico, que se empenha em decifrar aquilo que o artista disse através da obra.
Há relação era de passividade, não havia um contato direto entre o artista, o público e a obra justamente porque o papéis eram definidos para cada um.
Uma obre de arte influencia o público mudando sua opinião, incutindo valores e traduzindo experiências através do espaço e do tempo. Uma pesquisa mostrou que a arte afeta o senso fundamental do eu.
Definir uma arte que seja pública obriga a considerar as dificuldades que rondam a noção desse conceito. Em sentido literal, seriam as obras que pertencem aos museus e acervos, ou os monumentos nas ruas e praças, que são de acesso livre.
Arte interativa é a forma de arte que envolve, de algum modo, a participação do espectador. Alguns conseguem isso fazendo o espectador andar pela obra, como grandes esculturas ou instalações, ou mesmo fazendo o espectador literalmente vestir a obra como uma peça de roupa..
interação entre Arte e Público é uma das características principais da arte contemporânea. Seja em qualquer linguagem, seu propósito é promover uma aproximação que produza significados para o público, que agora interage, participa da proposta do artista.
A intervenção artística consiste em uma manifestação que usa a arte e é concretizada em zonas urbanas. ... É feita uma espécie de interação com um objeto artístico de um local específico ou de um local público visando fazer novas percepções sobre a arte.
A arte e a tecnologia parecem de fundir no mundo contemporâneo. A arte é modificada pela tecnologia, assim como a tecnologia se faz a partir da arte e cria novas formas de se fazê-la. Essa fusão se faz valer positivamente em vários meios, em espacial na educação.
Assim, o teatro vai ganhando novas configurações em que o uso das tecnologias faz conviver no palco os atores, as imagens virtuais e a sonoplastia produzidas pelos meios tecnológicos e que tem a finalidade de interagir o espectador com a cena por meio de sua percepção sensorial.
Definição. A arte tecnológica e multimídia desenvolve-se no Brasil a partir dos anos 1970, na sequência de desdobramentos da arte construtiva e da arte conceitual, e tem seu território privilegiado em São Paulo. ... Foi o primeiro levantamento que se fez no Brasil da produção artística com essas novas mídias.
As mídias digitais e a tecnologia mudaram bastante o mundo ao nosso redor, e a arte não ficou fora dessa inovação. A produção dos espetáculos artísticos teve que se adaptar a nova forma em que a sociedade vivia para não ficar para trás, por um lado foi bom, uma inovação na produção dos espetáculos e apresentações.
As interfaces digitais incorporadas pela Dança vêm agregar novos valores, desafios e parâmetros de complexidade, do ensino à realização do espetáculo, difundidas em grande velocidade, dificultando a compreensão, o acesso e a apreciação pelo público e pelo próprio meio profissional da Dança.
As interfaces tecnológicas digitais incorporadas pela Dança vêm agregar novos valores e parâmetros de complexidade desde o ensino até a realização do espetáculo, desafiando as fragilidades corporais humanas; tanto no que diz respeito ao espaço/tempo/corpo real, como ao espaço/tempo/corpo virtual e indica um futuro de ...
Técnica e aprendizado. A captura de movimento consiste ainda em um método essencial para o desenvolvimento de profissionais da dança em todo o mundo. ... Os movimentos são analisados e podem ser transformados em gráficos, expressões artísticas ou aplicações práticas para melhora de postura e precisão.
Câmeras, projeções, edições de vídeo e uma série de outras parafernálias permitem que a platéia assista ao espetáculo a partir dos mais diversos ângulos de visão, até mesmo de lugares bem distantes. Essa história começa, é claro, com a invenção da lâmpada elétrica, no fim do século 19.
Resposta. Resposta: cenografia toma o lugar de destaque como tecnologia.
O coreógrafo é o profissional inventivo que cria movimentos de dança para balé clássico – campo no qual os deslocamentos dos bailarinos são mais paradigmáticos -, balé moderno – caracterizado por movimentações mais fluidas – e dança contemporânea - a qual está praticamente liberta de evoluções rítmicas.