Reforma Trabalhista: Vantagens x Desvantagens
Vejamos algumas dessas mudanças.
Outro ponto que especialistas apontam é que a Reforma tenta diminuir custos aos empregadores enquanto pode prejudicar os trabalhadores. Uma máxima aos críticos da Reforma é que a nova lei viabilizar a prática de pagar menos para o trabalhador enquanto o mesmo trabalha mais.
A mencionada Lei foi criada com o objetivo de alterar a Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, e as Leis nº 6.
Reforma trabalhista 2019 e todas as suas mudanças
Em vigor desde 2017, a reforma trabalhista (Lei 13.
Nova lei trabalhista - Principais mudanças para o trabalhador
Quais são as mudanças mais recentes da legislação trabalhista? As normas trabalhistas 2019 definem limites— pode ser o mínimo, como horas-extras, salário e dias de aviso prévio; pode ser o máximo, como jornada de trabalho, descontos na rescisão e fracionamento de férias.
Prevê remuneração proporcional, férias, 13º salário, etc. A nova lei também estabelece que que a negociação entre empregador e funcionário prevalecerão sobre a CLT, em temas como tempo de intervalo para almoço, intervalo antes da hora extra, plano de carreira, cargo, salário e funções.
Embora manifestem desvantagens, as mudanças planeadas oferecem também muitas vantagens....
O salário mínimo, a carteira de trabalho, a jornada de oito horas, as férias remuneradas, a previdência social e o descanso semanal. A CLT regulamentou ainda o trabalho da mulher e do menor de idade e estabeleceu a obrigatoriedade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
As leis criadas no governo de Getúlio Vargas determinaram: ... - direito a férias anuais remuneradas; - descanso semanal e direito à previdência social; - regulamentação do trabalho do menor e da mulher.
Verificado por especialistas Foram pontos positivos do governo de Getúlio Vargas a consolidação das Leis Trabalhistas, o fortalecimento do setor industrial nacional, a criação da CSN e da Petrobrás e a participação do Brasil na Segunda Guerra contra os nazistas.
Inspirado no modelo fascista italiano, Vargas procurou controlar a massa de trabalhadores urbanos, sobretudo aqueles ligados à então crescente industrialização do país, por meio da legislação trabalhista, como a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho – ou das Leis Trabalhistas), decretada em 1º de maio de 1943.
Verificado por especialistas. Positivos: as cidades cresceram, as industrias e a politica se tornou forte, interferiu na economia, teve uma nova relação com os trabalhadores urbanos, passou a existir o voto universal, qualquer um poderia votar, criou o salario minimo, dentre muitos outros benefícios aos trabalhadores.