O diodo é um semicondutor com dois terminais que conduz corrente elétrica em somente um sentido. Para isso ser possível, ele é constituído por uma junção PN, uma estrutura básica dos semicondutores que possui essa propriedade. Ele funciona como uma via de mão única para a eletricidade.
Os dois terminais de um diodo são o anodo e o catodo.
Caso haja dificuldade para identificar-los, use o teste de diodo do multímetro. Se o diodo conduz ao conectar o positivo do multímetro no rabicho e o negativo na carcaça, se trata de um diodo positivo.
Como testar diodo na placa?
Coloque o multímetro na configuração "Diodo". Coloque o condutor positivo em um dos pinos e o condutor negativo no outro. Se o LED acender, o condutor positivo está tocando o pino positivo (ânodo) e o condutor negativo está tocando o pino negativo (cátodo).
Quando a corrente flui através do diodo, alguma potência sempre é dissipada em forma de calor. Isto é percebido através de uma queda de tensão de aproximadamente 0.
O diodo zener 1N4742A é indicado para aplicação em circuitos de estabilização e divisão de tensão.
Então pra transformar uma rede 220 em uma rede 110, é só substituir uma dos elementos fase do 220 , para o elemento neutro. Espero ter ajudado! É muito simples no 110 temos uma fase e um neutro, para mudar para 220 é só trocar o fio neutro por fase.
Digamos se você tem o mesmo circuito acima com 12V, mas só quer 5V. Se usarmos um 10KΩ como nosso resistor R1, conectando os valores, obtemos R2= (V)(R1)/(VIN - V)= (5V)(10KΩ)/(12V - 5V)= 7,14KΩ ≈ 7KΩ. Portanto, podemos usar um resistor de 7KΩ, pois nosso resistor R2 com o resistor R1 sendo 10KΩ.
Para calcular o resistor adequado para o led você vai precisar:
A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).