A sociologia tem como objetivo a compreensão da sociedade. Os métodos para essa compreensão também são variados. ... Por isso, é necessário que o sociólogo atente-se para padrões de repetição dos fenômenos, a fim de estabelecer um padrão de comportamento social.
Resposta. A sociologia estuda a organização e o funcionamento da sociedade em si . Tem fundamental importância pois estuda o comportamento da sociedade , e as leis que a regem para que problemas sociais sejam atenuados ou até mesmo resolvidos, para que então, a sociedade possa prosseguir obtendo sucesso em sua evolução ...
Resposta:1- O principal papel da Sociologia, ela nasce no século X|X como uma forma de ciência social, uma ciência capaz de expressar o pensamento da sociedade sobre si mesma diante das grandes mudanças sociais trazida pela Revolução Industrial, pela Revolução Francesa e Iluminismo.
A Sociologia tem-se afirmado como um campo privilegiado de saber onde a reflexão permanente, o debate e a análise crítica das diferentes opções sociais, aliada ao estudo rigoroso, profundo e metodologicamente informado constituem o fundamental desta ciência.
O papel da sociologia no sistema educacional é contribuir para que o estudante pense e reflita de forma autônoma e permanente. Analisando a realidade pela qual permeia a vida social se faz mais que necessário a inclusão da disciplina sociologia, a fim de gerar reflexão.
A sociologia nasceu no século XVIII e XIX, motivada pela nova configuração das relações sociais dadas pela industrialização. Assim, a relação entre estes dois elementos é intrínseca, já que a sociologia funda-se sobre este contexto. Auguste Comte é um dos principais nomes desse processo de geração da sociologia.
A contribuição possível da sociologia rural para a qualidade de vida rural está justamente no reconhecimento das reservas de possibilidade histórica que as populações rurais, sobretudo as populações camponesas, ainda têm para reinventar o mundo e reinventar-se no mundo.
A sociologia está ligada a revolução industrial, pois ela representou um marco no estudo do indivíduo que passava pela transição do primitivo para a mecanização das relações de trabalho.
A ação social, para Max Weber, pode ser dividida em quatro ações fundamentais: ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional.
Para o pensador, a divisão social do trabalho nada mais é que a exploração do trabalhador por parte da classe burguesa. Só existem, segundo Marx, duas classes sociais: a burguesia (donos dos meios de produção) e o proletariado (trabalhadores explorados pela burguesia).
Podemos elencar muitos exemplos de ação social que fazem parte da rotina diária de maneira subjetiva.
Como exemplo de ação social, podemos destacar: o homem que mata a esposa por motivo de traição. Na realidade, este é um exemplo de Ação Social Afetiva (com base nos estudos de Weber), onde o indivíduo pratica um ato de ódio e de vingança. Na prática, o indivíduo responde pelo ato ilegal (matar alguém que foi praticado.
Ações afetivas: ações tomadas devido às emoções do indivíduo, para expressar sentimentos pessoais. Como exemplos, comemorar após a vitória, chorar em um funeral, seriam ações emocionais.
A ação social é um conceito motivado pela comunicação dentro da sociedade, e tem como objetivo principal uma intenção, a qual é orientada para o alter (outro). A ação social (que envolve ações e reações) somente é estabelecida quando entramos em contato com o outro, afetando assim, seu comportamento.
Resposta. A ação social é quando por exemplo: você pede informações para alguém, isto é algo que não foi combinado e a unica relação que você tem com o informante é o fato de serem da mesma especie. Temos também a relação social que é algo já premeditado/combinado, como por exemplo: Quando você está na escola.
Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o individuo faz, orientando-se pelo ação dos outros. Só existe ação social, quando o individuo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais.
Max Weber e a Sociologia Weber acreditava que a função do sociólogo seria compreender o sentido das chamadas ações sociais e explicar suas lógicas causais. Assim, suas contribuições foram em direção à análise multicausal dos fenômenos sociais.
Para Weber, as ideias, as crenças e os valores eram os principais catalizadores das mudanças sociais. Ele acreditava que os indivíduos dispunham de liberdade para agir e modificar a sua realidade. A ação social seria, portanto, qualquer ação que possuísse um sentido e uma finalidade determinados por seu autor.
Em sua obra, existem dois conceitos fundamentais, ou seja, a) cultura e tipo Ideal.