Robbins (2002): “comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional”.
A personalidade é formada pelas características de uma pessoa que influenciam seu modo de pensar e agir e interferem diretamente nas relações entre os colaboradores de uma empresa.
As três áreas do comportamento organizacional, isto é, sistema organizacional, grupo e pessoas, possuem variáveis independentes e dependentes do comportamento organizacional, além de produzirem, ainda, variáveis intermediárias nessa relação sistêmica.
Um clima positivo motiva os colaboradores e faz com que eles aumentem sua produtividade, se engajem nos desafios e contribuam para a superação mais facilitada dos desafios do negócio. Um bom clima organizacional favorece crescimento e oportunidades mútuas, aos funcionários e à empresa.
O clima organizacional é um retrato da realidade da empresa e influencia na produtividade. ... Por isso, é importante medir aspectos do trabalho percebido, direta ou indiretamente pelos indivíduos que trabalham na sua empresa e que influenciam na motivação e no comportamento das pessoas.
Uma boa cultura pode motivar os funcionários e ajudá-los a crescer junto com o empreendimento, assim como uma cultura “desorganizacional” pode empurrar a empresa e os funcionários para problemas de produtividade e no ambiente de trabalho.