Artrite infecciosa é a infecção no líquido e tecidos de uma articulação, geralmente causada por bactérias, mas ocasionalmente por vírus ou fungos. Bactérias, vírus ou fungos podem se espalhar através da corrente sanguínea ou de uma infecção nas proximidades em uma articulação, causando infecção.
Prognóstico. Na maioria das pessoas, os sintomas iniciais de artrite reativa desaparecem em três ou quatro meses, mas até 50% das pessoas têm inflamação das articulações recorrente ou outros sintomas ao longo de vários anos.
O diagnóstico de Artrite séptica é realizado por artrocentese (punção articular) com demonstração da presença de uma bactéria pela coloração de Gram ou pela cultura do líquido sinovial. De fato, a análise do fluido sinovial é o principal exame laboratorial para a avaliação das monoartrites agudas.
A artrite infecciosa aguda é uma infecção das articulações que evolui ao longo de horas ou dias. A infecção ocorre nos tecidos sinoviais ou periarticulares e geralmente é bacteriana — em adultos mais jovens, frequentemente por Neisseria gonorrhoeae.
A causa da artrite reumatoide é desconhecida. É uma doença autoimune, o que significa que o sistema imunológico do corpo ataca os tecidos saudáveis por engano. Infecções, genes, mudanças hormonais e fatores ambientais, como o cigarro, podem estar relacionados com a doença.
A artrite é uma inflamação das articulações que gera sintomas como dor, deformidade e dificuldade no movimento, que ainda não tem cura. Em geral, seu tratamento é feito com medicamentos, fisioterapia e exercícios, mas, em alguns casos, pode-se recorrer à cirurgia.
A aplicação de calor pode ajudar a diminuir a inflamação, relaxar os músculos e eliminar o ácido lático, que causa rigidez e dor. A alternância de água quente e fria também pode ajudar a diminuir o inchaço e a dor, assim como a aplicação de compressas geladas.
Existem 3 tipos principais de artrite inflamatória: artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico e artrite psoriática.
Tipos de artrite
O diagnóstico de artrite reumatoide leva em conta os sintomas, o resultado de exames laboratoriais (VHS, proteína C-reativa e fator reumatoide) e por imagem (raios X, ressonância magnética, ultrassonografia articular).
O lúpus causa inflamação generalizada em todo o corpo, inclusive nas articulações. Isso significa que pode desencadear artrite. Artrite ou dor nas articulações que os médicos chamam de artralgia, um dos sintomas mais comuns do lúpus.
O lúpus é uma doença que causa episódios de inflamação e danos em muitas partes do corpo, incluindo pele e órgãos. É causada por ambos os genes e fatores ambientais. Os sintomas incluem erupção cutânea, febre, inflamação e dor nas articulações e sensibilidade ao sol.
A gota está relacionada ao aumento do ácido úrico no sangue e sua deposição nas articulações. Outra confusão que se costuma fazer é quanto ao significado de artrite, que é uma das formas de apresentação do reumatismo, manifestada por uma inflamação nas articulações.
A reumatologista salienta que a presença de comorbidades nos pacientes com artrite reumatoide é importante diante desse risco maior de infarto do miocárdio e mesmo mortalidade de causa cardiovascular, caso estas doenças concomitantes não sejam reconhecidas e tratadas de forma adequada.
Conheça todos os direitos das Doenças Reumáticas
Por exemplo, os portadores espondiloartrose anquilosante e esclerose múltipla estão isentos de pagar o imposto de renda, assim como os rendimentos referentes a aposentadoria, pensão ou reforma, incluindo a complementação recebida de entidade privada e pensão alimentícia.