Tabela de Crescimento do Bebê
Algumas dicas para fazer antes da hora de dormir e que ajudam o bebê a se sentir mais relaxado e seguro, para dormir a noite inteira são:
Até o segundo mês de vida, os recém-nascidos ainda são incapazes de ter um sono profundo, por isso, não dormem por longos períodos e acordam de tempos em tempos para se alimentarem: tudo leva o tempo de mamar, digerir (enquanto dorme) e ficar com fome novamente.
Se estiver bem alimentado, um bebê pode dormir até 8 horas seguidas sem problema algum, mas isso, a partir do 2º ou 3º mês de vida. Enquanto isso viva um dia de cada vez e as noites mal dormidas igualmente. Uma dica para as mamães que pretendem ter outro bebê ou tem alguma amiga tentante.
Tudo o que uma mãe de um recém-nascido mais quer na vida é dormir. Mas, normalmente se o bebê 'engata' umas horinhas de sono a mãe é orientada a acordar o bebê para que não ultrapasse um determinado número de horas dormindo.
“O recomendado é que seja no máximo entre 20h e 21h porque, dependendo da faixa etária – como a dos recém-nascidos – a necessidade de sono pode ser de 12 horas”, explica ela. Outra justificativa para esta resposta tem relação com a presença da melatonina, hormônio importante na indução do sono.
Faça cócegas nos pés e na barriguinha do bebê, com a intenção de acordá-lo mesmo! Tire a roupinha do bebê e deixe-o somente enrolado numa manta, coberto o suficiente para não sentir muito frio. Isso ajuda a acordá-lo. Mas não precisa deixá-lo passando frio, é somente para despertá-lo.