Fases da Ginástica Laboral
1-Avalie a cultura da empresa contratante, histórico com programas dessa natureza, benefícios concedidos aos colaboradores e principalmente suas expectativas com relação à Ginástica Laboral. 2-Elabore um plano de avaliação, o qual deve conter avaliações nos postos de trabalho e nos colaboradores.
Segundo Mendes e Leite (2004) os principais objetivos que a implantação da ginástica laboral traz para a empresa é a saúde do trabalhador. Sendo eles a prevenção das principais doenças ocupacionais, diminuição das faltas no trabalho, diminuindo os acidentes causados por DORT, além de aumentar o rendimento da empresa.
Ginástica laboral para grupos, avaliação biométrica e ergonômica, palestras de sensibilização. Os preços situam-se entre R$ 1.
Como aplicar a ginástica laboral na empresa? A ginástica laboral não exige que a empresa tenha um espaço específico para tal, podendo ser facilmente realizada nos próprios postos de trabalho. Essa possibilidade, inclusive, contribui para a adesão dos colaboradores, que não precisam se deslocar para o local das aulas.
A inserção da Ginástica Laboral na rotina das empresas pode apresentar resultados positivos como o aumento da produtividade e disposição para o trabalho, melhoria da qualidade de vida e conscientização corporal.
A ginástica laboral (GL) constitui na prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho, tem o objetivo de prevenir e diminuir lesões ocasionadas com relação ao trabalho. A GL é aplicada nas empresas por fisioterapeutas e por educadores físicos.
Entre os diversos benefícios da Ginástica Laboral, destacam-se: melhora do sistema cardíaco, respiratório e esquelético; aumento da consciência corporal, prevenção de doenças ocupacionais; minimiza a fadiga, o esgotamento e a monotonia.
Mas, além contribuir para o emagrecimento, a ginástica localizada, que contém exercícios aeróbicos, ajuda a melhorar o condicionamento do coração e dos pulmões. ... A grande quantidade de exercícios também contribui para o equilíbrio do corpo, assim resultando em uma melhor postura.
A relevância da Ginástica Laboral no ambiente de trabalho, estána prevenção de alguns distúrbios osteomusculares como a LER/DORT, e ainda, é uma proposta interessante, pois produz efeitos positivos no combate ao sedentarismo e suas conseqüências, conscientizando os trabalhadores sobre a importância da movimentação ...
Os primeiros registros da prática de Ginástica Laboral são de 1925. Neste ano, na Polônia, operários se exercitavam com uma pausa adaptada a cada ocupação particular. Alguns anos depois esta ginástica foi introduzida na Holanda e na Rússia.
A ginástica laboral surge da necessidade de prevenir ler e dort, doenças que afetam os músculos. A sua prática data de 1925 na Polônia. Depois, foi a vez da Holanda e da Rússia e, ainda mais tarde, da Alemanha, Bélgica, Japão e Suécia.
A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.
Ela é realizada no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde dos funcionários e evitar lesões por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.
A ginástica de reabilitação compreende uma das técnicas utilizadas para recuperação das funções perdidas devido a um evento traumático ou ainda, devido a alguma patologia.
A modalidade consiste em um programa de exercícios direcionados para a coluna vertebral, pescoço e outras articulações. Também é muito eficaz para tratar dor lombar, cervical e nas costas. Os exercícios são feitos no solo ou com auxílio de acessórios como bola, bastão, barra, T.F.S, entre outros.
Confira 6 exercícios que ajudam a melhorar a postura corporal e a tornar possível todos esses benefícios: