A Guerra do Paraguai foi um conflito que aconteceu de dezembro de 1864 a março de 1870 e colocou o Paraguai contra Brasil, Argentina e Uruguai. A guerra foi resultado do choque de interesses políticos e econômicos que as nações platinas possuíam durante a década de 1860.
O Paraguai antes da Guerra Antes da guerra, o Paraguai era um país agrário, mas passou a desenvolver a indústria bélica, devido aos planos de expansão de Solano López. Desde sua independência, em 1811, o Paraguai procurou se isolar dos conflitos regionais como a Guerra da Cisplatina, em 1825-1827.
Antes da guerra, o Paraguai era uma potência econômica na América do Sul. Além disso, era um país independente das nações europeias. Para a Inglaterra, um exemplo que não deveria ser seguido pelos demais países latino-americanos, que eram totalmente dependentes do império inglês.
A guerra deixou um grande rastro de destruição no Paraguai e contribuiu para o endividamento do governo brasileiro, além de ter marcado o início da decadência da monarquia do Brasil. Como derrotado, o Paraguai amargou uma ocupação pelas tropas brasileiras até 1876 e perdeu territórios para Brasil e Argentina.
Olá, A Guerra do Paraguai contribuiu para o movimento abolicionista no Brasil porque muitos escravos negros lutaram pelo Brasil, sendo comandados por oficiais brancos que acabaram notando e reconhecendo a grande bravura desses escravos.
Divisão territorial. O país está dividido em 17 departamentos e o Distrito Capital.
América do Sul
Com 0,44 km² de superfície e mil habitantes, o Vaticano é o menor país do mundo.