O coordenador pedagógico é levado a assumir várias funções. É responsável pela construção de uma equipe escolar comprometida, acompanhando de perto o trabalho escolar de professores e alunos, devendo buscar sempre uma boa relação com os envolvidos.
Podemos perceber que as funções principais do coordenador pedagógico passam por três grandes desafios: trabalhar a formação e capacitação continuada de professores para promover uma integração teórico-prática, promover a transformação da realidade escolar e das práticas pedagógicas e garantir a articulação e ...
O coordenador atua como articulador do projeto pedagógico da escola, por isso coordena outros professores e os instruiu em prática na sala de aula. Além disso, ele é responsável por elaborar planos de formação, organizar reuniões de equipe, elaborar pautas e relatórios sobre a aprendizagem dos alunos.
As principais habilidades de coordenador pedagógico
No cargo de Coordenadora Pedagógica se inicia ganhando R$ 2.
Um Coordenador Pedagógico ganha em média R$ 3.
É o coordenador quem analisa, avalia e dá feedback para pais e professores em relação aos resultados de aprendizagem dos alunos. Portanto, ele é quem planeja formas de trabalhar as demandas dos discentes. Para cumprir a função de transformador, o coordenador fornece condições reais para a aprendizagem.
Ser coordenador nos coloca na posição de ser mais responsável, de ter atitudes que acolhem e incluem todos os professores. No relacionamento com esse profissional, é preciso ceder e buscar o entendimento. Fazendo uma referência a Sigmund Freud (1856-1939), o coordenador atua como o adulto nessa relação.
Como figura que já conhece o andamento da escola e a maioria dos alunos e suas dificuldades, o coordenador pedagógico pode auxiliar o professor na preparação do planejamento. Nesse trabalho conjunto, seu papel é ajudar o novo professor, fazer um diagnóstico da turma junto com ele e pontuar o que os alunos precisam.
Cabe, portanto, ao coordenador auxiliar o professor na relação com a classe e elaborar feedbacks construtivos e empáticos. Eles podem ser direcionados no sentido de melhorar a forma de expor os assuntos ou as propostas avaliativas, por exemplo.
Como ser um líder para os professores
Como dar feedback aos alunos?
As demandas da escola imporão a necessidade de novos saberes, de outras informações e conhecimentos. Portanto, o coordenador deve estar aberto e ter capacidade de buscar o conhecimento que se fizer necessário ao desenvolvimento de seu trabalho como formador de docentes e articulador do projeto da escola.
O diretor estabelece estratégias junto com a equipe pedagógica e junto com os professores auxiliando nessa implementação, pois não adianta somente a equipe pedagógica e os professores tentarem realizar essas ações, o diretor é o condutor de todas essas ações pedagógicas também e ele deve dar além de todo o suporte ...
O objetivo principal da gestão pedagógica é promover uma melhoria constante na qualidade do ensino e da formação dos alunos da sua escola. ... Além disso, o investimento na formação continuada aumenta a motivação dos professores na sala de aula e a sua satisfação com o ambiente educacional da sua escola.