Receitas e despesas não-operacionais são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa.
Indicador que faz parte do demonstrativo de resultado de uma empresa e que é determinado como sendo o lucro obtido pela empresa depois de se deduzir da receita líquida de vendas o custo de mercadoria vendida, as despesas de pessoal, as despesas administrativas, as despesas financeiras e outras despesas operacionais.
O Resultado Operacional Líquido antes da contribuição social sobre lucro líquido e do imposto de renda é, em linhas gerais, igual a receita de vendas brutas menos o custo das mercadorias vendidas, das despesas gerais e administrativas e das despesas financeiras.
Para calcularmos o lucro operacional de uma companhia a partir de um demonstrativo de resultados (DRE) poderemos partir de duas formas:
Resumidamente, a DRE de uma empresa se estrutura da seguinte maneira:
Quais são os passos para elaborar uma DRE?
Para fazer a elaboração da DRE, sua estrutura deve conter:
Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) Afinal, a sua função é mostrar, basicamente, se a empresa teve lucro ou prejuízo em um determinado período. ... A desvantagem desse demonstrativo é que ele não apresenta a situação patrimonial e os saldos de caixa disponíveis na empresa.
A diferença entre esses dois regimes se dá na forma de registro da empresa. ... Como veremos abaixo, o DRE se baseia no regime de competência, mostrando o lucro ou prejuízo da empresa em determinado período de tempo. Já o DFC tem como base o regime de caixa, demonstrando as entradas e saídas de dinheiro da empresa.
Demonstração de Resultado de Exercício (DRE) Enquanto o Balanço Patrimonial demonstra qual foi a evolução da empresa a respeito dos bens adquiridos e suas obrigações financeiras, o DRE vai mostrar qual é a situação e a relação entre receitas e despesas dentro do período de um ano.
Para início de análise, levamos em consideração que a construção do DRE acontece a partir de valores que são referentes à receita bruta de vendas ou serviços prestados e suas deduções (impostos e abatimentos). A partir dessas informações, é possível encontrar o valor da receita líquida das mesmas vendas e serviços.
Para interpretar os dados que vão aparecer numa DFC, conforme o Sebrae, você precisa dominar os 5 conceitos abaixo: 1- Saldo Inicial: é o valor constante no caixa no início do período considerado para a elaboração do Fluxo. É composto pelo dinheiro na “gaveta” mais os saldos bancários disponíveis para saque.