Os critérios de conclusão são definidos por dois motivos: identificar a qualidade aceitável do produto. identificar quando o esforço de teste foi implementado com êxito.
O Roteiro de Teste é uma maneira de realizar testes manuais em softwares, como por exemplo, em Testes Funcionais. Este roteiro é elaborado a partir dos documentos de especificação de um determinado caso de uso, como: especificação funcional, guia de interface e modelagem do banco de dados.
Para a elaboração de um caso de teste deve ser informado um título, objetivo detalhado, pré-condição para que a execução ocorra conforme definida, os passos a serem seguidos e o resultado esperado que é a resposta do sistema para as ações executadas.
Para saber como fazer um estudo de caso você deve primeiro partir de uma teoria mas relacionar com a prática, ou seja, ao cotidiano e realidade atual. Trazem exemplos específicos, acontecimentos e situações concretas. Vale ressaltar que, um bom estudo de caso não se faz do dia para a noite.
O roteiro instrucional elaborado está constituído de: (1) questões norteadoras; (2) identificação (do local ou pessoa em estudo); (3) resumo dos problemas ou alterações identificados; (4) fundamentação teórica; (5) alternativas ou propostas; (6) ações implementadas ou recomendas e (7) discussão.
Segue a divisão em partes ou paragrafo do que você deve considerar na escrita da conclusão: