“Os biólogos discutem há décadas sobre o que desencadeou essa explosão evolutiva. Alguns pensam que um aumento acentuado de oxigênio provocou a mudança. Outros dizem que ela surgiu do desenvolvimento de algumas das principais inovações evolutivas, como a visão.
O Permiano, último período da era Paleozoica, inclui o intervalo de tempo entre 299 e 251 milhões de anos e tem seu nome originado a partir de rochas das regiões dos Urais, localizadas próximas à cidade de Perm, na Rússia.
Extinção Permiana
Paleozóica → com 6 períodos: Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano; ... Mesozóica → com 3 períodos: Triássico, Jurássico e o Cretáceo; Cenozóica → com 2 períodos: Terciário (épocas – Paleoceno, Eoceno, Oligoceno, Mioceno e Plioceno) e Quaternário (época – Pleistoceno e Recente);
As eras geológicas subdividem-se em: Pré-cambriana, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Elas representam cada uma das grandes divisões do tempo geológico do planeta. As Eras Geológicas representam cada uma das grandes divisões do tempo geológico do planeta.
Quaternário
De acordo com os especialistas, o impacto do asteroide com as rochas terrestres acabou por vaporizá-las. Esta poeira se espalhou por todo o planeta, bloqueou o sol e causou um inverno global rigoroso e longevo, que acabou por matar todos os dinossauros não avianos.