Chegou-se à conclusão que a profundidade do bulbo de tensões é Z = α ⋅ B \mathrm{Z=\alpha\cdot B} Z=α⋅B, onde B é a menor dimensão da fundação considerada, conforme ilustrado na figura abaixo. Os valores de α são apresentados na tabela.
As tensões no solo, de maneira simplificada, podem ser divididas em geostáticas e induzidas. As tensões geostáticas são aquelas decorrentes do próprio peso próprio do solo e da água presente em seus interstícios.
Exemplo: uma Corda cuja carga de ruptura seja de 1.
É o ponto de resistência máxima de uma corda quando submetida a esforço de tração. É a medida da carga aplicada no momento da ruptura.
A carga de ruptura teórica do cabo de aço é obtida através da resistência dos arames multiplicada pelo total da área da seção de todos os arames.
O Fator de Segurança é resultante da divisão da resistência disponível (capacidade de carga do solo reforçado – pr) pela solicitação (carregamento aplicado – p).
É a relação entre o limite de carga de trabalho especificado e a carga de ruptura mínima efetiva da cinta. É alcançado nos ensaios de tração (em laboratório e no planejamento da construção do produto), para atender a legislação e garantir a sua segurança na hora da movimentação.