Diagnosticar uma dificuldade de aprendizagem é a questão mais importante do psicopedagogo, pois requer muita atenção, responsabilidade e sensibilidade para descobrir o que está interferindo na aprendizagem do aluno.
O curso de Formação Pedagógica tem por objetivo viabilizar, em menor tempo, outra graduação para aqueles que já concluíram um curso de nível superior com titulação em Bacharelado ou Tecnólogo, independentemente da área de formação, e desejam atuar como licenciados.
O psicopedagogo busca entender a maneira como o ser humano assimila e processa as informações, construindo assim, seus conhecimentos. Ele é responsável, portanto, pelo estudo dos processos do aprender humano em várias fases da vida, seja em crianças, adolescentes ou em adultos.
O tratamento começa com o diagnostico clínico, que dará suporte para identificar as causas dos problemas de aprendizagem. O que é necessário identificar no diagnóstico psicopedagógico? a ) O significado do relacionamento pessoal.
O “Diagnóstico Psicopedagógico” é um estudo voltado para a relação que o sujeito tem com o aprender, procurando entender os motivos que o leva a não aprender ou a apresentar dificuldades no processo de aprendizagem.
A avaliação psicopedagógica tem como objetivo situar os recursos utilizados e as dificuldades da criança no processo de apropriação do conhecimento. Pretende-se obter uma compreensão global da forma de aprender e dos desvios que estão ocorrendo em seu processo de aprendizagem e adaptação escolar.
Dessa forma, o objetivo do diagnóstico psicopedagógico para Weiss (2012, p. 35) “é identificar os desvios e os obstáculos básicos no Modelo de Aprendizagem do sujeito que o impedem de crescer na aprendizagem no nível esperado pelo meio social”.