No Brasil não encontramos esse tipo de formação, posto que o país está localizado no centro da placa tectônica Sul-Americana e, portanto, não apresenta a instabilidade sísmica típica dos dobramentos modernos.
A colisão entre uma placa continental e uma oceânica provocará a subducção desta última sob a placa continental, que, a exemplo dos arcos e ilhas, produzirá um arco magmático na borda do continente, composto por rochas vulcânicas acompanhado de deformações e metamorfismo tanto de rochas preexistentes como de parte das rochas formadas no processo.
Correspondem a grandes curvamentos côncavos e convexos que surgem na superfície terrestre, resultantes de forças tectônicas, ou seja, da orogenia no decorrer da história geológica.
Eles foram formados pelo movimento das placas tectônicas, durante o período terciário e por esse motivo, são também chamados de Dobramentos Terciários. O nome dobramento está associado a pressão exercida com o movimento das placas formando "dobras" no relevo.
Após o fenômeno que leva à sua formação cessar, a rocha local passa por outros efeitos, o que leva à formação dos escudos cristalinos. Porém, mesmo que uma região não esteja mais sob essa instabilidade, outra estará. O processo de formação e remodelagem da crosta terrestre é contínuo e ininterrupto.
Mineral é um elemento ou composto químico natural resultante de processos inorgânicos encontrado na crosta terrestre. Há mais de 2000 minerais conhecidos, cada um deles possuindo características próprios. Com exceção do mercúrio e da água, os minerais são substâncias sólidas.
Quer mais aquela ajuda para conquistar vaga no curso superior? Então, visite o site Vestibulares agora mesmo e use sua nota no Enem para conseguir vaga em uma de nossas faculdades parceiras!
Na hora da prova, algumas questões de geografia podem perguntar sobre os dobramentos modernos, processo de formação ou mencionar seus exemplos. O mais importante é saber identificá-los e ter em mente qual é o processo por trás deles.
- rochas sedimentares: são formadas pelo depósito, acúmulo e compactação de detritos de outras rochas ou de origem orgânica. A maioria delas apresenta estrutura em camadas sobrepostas. Às vezes, a deposição dos sedimentos ocorre por meio de processos químicos, formando as rochas sedimentares de origem química, como as estalactites e estalagmites de grutas.
– Terciário: Caracterizado pelo intenso movimento da crosta terrestre, fato que originou os dobramentos modernos, com as mais altas cadeias montanhosas da Terra, como os Andes (América do Sul), os Alpes (Europa) e o Himalaia (Ásia). Nessa era geológica surgiram aves, várias espécies de mamíferos, além de primatas.
Por se constituírem em áreas posicionadas no encontro entre duas placas tectônicas, os dobramentos modernos costumam estar acompanhados de falhas geológicas e apresentam ocorrências de vulcanismos intensos e fortes terremotos. As rochas predominantes nessas áreas são as ígneas e as metamórficas, haja vista que as rochas sedimentares são recorrentes em áreas mais antigas.
Os dobramentos modernos – também chamados de dobramentos terciários ou cadeias orogênicas – são um tipo de província ou estrutura geológica que, como o nome indica, possui uma formação recente. Esses dobramentos consistem basicamente nas grandes cadeias de montanhas existentes no planeta, como a Cordilheira dos Andes, na América do Sul; os Alpes, na Europa; as Rochosas, na América do Norte; a Cordilheira do Himalaia, na Ásia; entre outros casos.
- crosta continental: camada menos densa. Geologicamente mais antiga, geralmente apresenta um estrato superior formado por rochas graníticas e um inferior, de rochas basálticas.
A formação dos dobramentos modernos ocorreu graças aos movimentos orogenéticos da crosta terrestre, que são caracterizados pelo choque entre duas placas tectônicas, sendo geologicamente rápidos e formando áreas instáveis. O início da formação das principais cadeias de montanhas da Terra não ocorreu antes de 250 milhões de anos atrás, durante o período terciário.
- Escudos cristalinos: constituem 36% da área brasileira. A quase totalidade dos escudos cristalinos – representando 32% da área brasileira – é de formação arqueozoica. São áreas economicamente importantes para o país, pois nelas se encontram minerais metálicos.
Os escudos cristalinos, que abrangem 36% do território nacional, são popularmente conhecidos como serras, formações antigas e diversificadas e, por conseguinte, extremamente desgastadas pela erosão, apresentando altitudes modestas. Nos escudos cristalinos originários do período arqueozoico (32% do território nacional), a ocorrência de minerais economicamente exploráveis é pequena. Já nos escudos datados do proterozoico (4% do território brasileiro), proliferam recursos como o ferro, a bauxita, o manganês, o ouro, a cassiterita e outros minerais metálicos. Exemplos: Quadrilátero de Ferro (MG), Serra dos Carajás (PA) e Maciço de Urucum (MS).
Resposta: os dobramentos modernos são causados por movimentações tectonicas que estão em constante movimento(Exemplo: Cordilheira dos Andes) . como o Brasil esta localizado no centro da placa tectônica não existe dobramentos, pois esses o ocorrem nas bordas da placa em locais onde há convergência.
Essas formações surgem a partir da movimentação de placas tectônicas. Quando elas se movem e convergem, a pressão gerada entre elas faz com que parte de sua superfície se dobre, gerando novos relevos elevados, como montanhas e cordilheiras. Por esse motivo, essas formações ocorrem em áreas de instabilidade geológica, onde há alto risco de terremotos e atividade vulcânica.
A geologia do Brasil se destaca mundialmente pela quantidade e diversidade dos recursos minerais encontrados no subsolo brasileiro. A exploração de tais recursos faz do Brasil um importante produtor de bens minerais.
Por serem áreas de formação geologicamente recente, os dobramentos modernos ainda estão passando por um lento processo de erosão, haja vista que não houve muito tempo para que os agentes externos ou exógenos pudessem atuar no sentido de modelar as suas formas. No caso dos dobramentos antigos, por exemplo, esse processo já ocorreu, o que deu origem a inúmeras áreas de planalto e contribuiu também para a origem das bacias sedimentares.
O portal Notícias Concursos foi criado em 2010 com objetivo de ajudar aqueles que almejam uma vaga na carreira pública, através de notícias e dicas relacionadas a Concursos Públicos. Com o passar dos anos ampliamos nosso editorial com: Empregos, Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador, Economia, entre outros. Nossos conteúdos prezam pela qualidade e objetividade.
Os dobramentos modernos – também chamados de dobramentos terciários ou c adeias orogênicas – são um tipo de província ou estrutura geológica que, como o nome indica, possui uma formação recente.
Nessas estruturas se formam importantes recursos minerais energéticos como o petróleo, o gás natural e o carvão mineral. A estrutura geológica brasileira é constituída predominantemente por bacias sedimentares, que recobrem 64% do território.
As províncias geológicas dividem-se em: escudos cristalinos, bacias sedimentares e dobramentos modernos. ... Bacias Sedimentares: são depressões de relevo preenchidas por fragmentos minerais e rochas erodidas e por sedimentos orgânicos, estes últimos ao longo do tempo geológico podem transformar-se em combustíveis fósseis.
A estrutura de nosso planeta pode ser classificada em três grandes províncias geológicas, ou seja, regiões com a mesma origem e formação geológica: escudos cristalinos. Dobramentos modernos e bacias sedimentares. Os escudos cristalinos constituem a formação mais antiga da crosta terrestre.