A definição do sociólogo alemão Max Weber mostra que o centro da atividade política é a busca pelo poder. Weber identificou três principais tipos de dominação legítima. ...
Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.
Na democracia direta, a população não delega o seu poder de decisão. Nesse sistema de governo, a própria população decide diretamente sobre o que é de interesse público e administrava a cidade – ou melhor, o povoado, a vila.
Democracia é o regime político em que a soberania é exercida pelo povo. A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal.
Em poucas palavras, podemos definir Democracia como um sistema político onde o povo é responsável por escolher diretamente os seus representantes políticos. Nesta perspectiva, os cidadãos são dotados de direitos e obrigações (expressos em uma Constituição Federal).
democracia é a forma do povo exercer poder de forma justa sobre sua própria sociedade, no Brasil, por exemplo é um país democrata, onde o povo escolhe seus representantes (políticos) na forma de eleição. A Democracia serve justamente para isso, para o povo exercer poder em sua própria sociedade.
Resposta. A Democracia surgiu na Grécia onde o governo era realmente exercido pelo povo, que fazia reuniões em praça pública para tratar de vários assuntos e problemas, era a chamada Democracia Direta. Neste tipo de democracia, as decisões são tomadas em assembléias públicas.
De acordo com o The Concise Oxford Dictionary of Politics, nas democracias liberais, a direita política se opõe ao socialismo e à social-democracia. Os partidos de direita incluem conservadores, democratas-cristãos, liberais e nacionalistas, e os da extrema-direita incluem nacional-socialistas e fascistas.