O profissional formado em Psicologia pode atuar em consultórios, hospitais e clínicas. Além das instituições de saúde, um psicólogo pode trabalhar em escolas, organizações públicas e privadas. Uma das áreas de atuação que vem crescendo bastante para este profissional é a Neurociência.
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência...
Psicologia é considerada uma ciência porque utiliza raciocínio empírico e o método científico para fazer perguntas e examinar hipóteses sobre o comportamento humano e função mental.
A Psicologia refere-se a um conhecimento sistemático, produzido por meio de pesquisas que usam o método científico. Fala-se de uma área do conhecimento científico que tem seu início no final do século XIX, quando foi possível delimitar mais claramente seu objeto e seu campo de estudo.
B- A psicologia como ciência implica em produção de conhecimento que seja metódica e critica, por isso ao invés de chutar uma resposta o psicólogo deve observar sistematicamente o fenômeno estudado, isto existe regras e técnicas.