A Biologia Celular, anteriormente denominada Citologia (kytos = célula; logos = estudo), é uma área da Biologia responsável pelo estudo da célula: a estrutura básica da formação dos seres vivos, considerada a menor unidade de um indivíduo.
Objetivos (Gerais e Específicos) OBJETIVO GERAL A disciplina Biologia Celular e Molecular tem como principal objetivo a aquisição de conhecimentos historicamente acumulados, atitudes e aptidões e sua integração e aplicação nas áreas específicas da saúde, gerando conhecimento a fim de fundamentalizar as práticas de ...
A biologia molecular tem sido uma ferramenta aliada a medicina humana na pesquisa, diagnóstico e monitoramento de diferentes tipos de doenças. Por exemplo, em casos de câncer, medicina obstétrica, diagnósticos de doenças ligadas aos genes e até mesmo, na pesquisa de polimorfismos e aconselhamento nutricional.
Os exames realizados por biologia molecular funcionam basicamente pela amplificação do DNA do material a ser estudado, o que torna possível detectar quantidades mínimas de um vírus por meio da sua amplificação.
As principais técnicas que são a base da biologia molecular são:
Em genética, iniciadores ou primers são segmentos de ácidos nucléicos, com 1 a 60 ribonucleotídeos necessários à iniciação da replicação do DNA. ... Durante a replicação do DNA em células, os iniciadores são produzidos por ação da RNA primase, uma RNA polimerase.
Na PCR, a reação é repetida ciclicamente através de uma série de alterações de temperatura, o que possibilita a produção de muitas cópias da região de interesse. A PCR tem muitas aplicações práticas e em pesquisa. Ela é rotineiramente usada em clonagens de DNA, diagnósticos médicos e análises forenses de DNA.
Quais as utilidades da PCR? A PCR encontra sua principal aplicação em situações onde a quantidade de DNA disponível é pequena. ... Além disso, a PCR é utilizada para a detecção de microrganismos infecciosos, utilizada em testes de paternidade, ou qualquer outro procedimento em que se estude um fragmento genético.
A Reação em cadeia da polimerase - RCP ou Polymerase Chain Reaction - PCR é uma técnica utilizada na biologia molecular para amplificar uma única cópia ou algumas cópias de um segmento de DNA em várias ordens de grandeza, gerando milhares a milhões de cópias de uma determinada sequência de DNA.
O sistema TaqMan utiliza uma sonda fluorescente para possibilitar a detecção de um produto específico da PCR conforme esse se acumula durante os ciclos da reação.
Das etapas da PCR, o anelamento é a que vai ocorrer a união das fitas de DNA (primers) em cada lado complementar. A partir daí, o trabalho de amplificação começa, uma vez que o molde da nova molécula cresce por conta da combinação dessas complementações.