Segundo definição das Nações Unidas, "voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."
O voluntário doa sua energia e criatividade mas ganha em troca contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de viver outras situações, aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil. O voluntário é uma pessoa criativa, decidida, solidária.
O trabalho voluntário é definido pela lei como uma “atividade não remunerada prestada por pessoa física a uma entidade pública ou instituição privada de fins não lucrativos, com objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social.”
Interessado, comprometido e cheio de vontade de viver novas experiências. Essas são apenas algumas das características do voluntário deve ter. Se você está pensando em embarcar na aventura do voluntariado, confira nossas dicas: Ser voluntário é muito mais do que querer ajudar.
Os trabalhos voluntários no Brasil são regulamentados pela Lei 9.
Confira os 10 mandamentos de como ser um bom voluntário:
R$3.
Economistas, tradutores, jornalistas, estatísticos, secretários, produtores de televisão, peritos em computadores, médicos e carpinteiros – estas são apenas algumas dentre a grande variedade de pessoas que, com diferentes especialidades e antecedentes, trabalham como funcionários das Nações Unidas.
Conselheiro: R$ 24.
Salários de Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados e Migrantes (ACNUR)