O ideal é que o aquário tenha pelo menos 15 litros, sendo que, quanto maior for o recipiente, melhor será a qualidade de vida e mais fácil será para manter os parâmetros da água. Os recipientes pequenos demais podem causar e estresse, por isso, dependendo do formato e do tamanho, a beteira é ruim para o peixe.
Coloque plantas e outras decorações no aquário.
Primeiro vamos falar sobre a casa do betta, o aquário ou beteira. ... Não encha muito o aquário de água para que o betta não pule mesmo que esteja tampado, ele pode achar o corte da tampa e não você não pode tampar esse corte ele esta la para que tenha troca de gases e para que o betta não fique respirando o meso ar.
Para construir um aquário com plantas naturais, é preciso reunir os materiais seguintes: Aquário. Material de fundo. Água....É importante reunir um conjunto de acessórios indispensáveis para o bom funcionamento de um aquário, como por exemplo:
O grão do substrato deve ser fino, para que as raízes possam crescer no seu interior. Acima do substrato podes colocar uma camada de cascalho para aquários mais vistosa, ou também areia para que a terra não fique em contato com a água, já que pode se sujar e favorecer o crescimento das algas.
Passo a passo para montar um aquário plantado
Substrato: Cascalho de rio bem fino ou areia simples, como areia de filtro de piscina. O substrato fértil é bastante útil se o seu aquário for plantado.
Como montar um aquário low tech temos que considerar 4 pontos fundamentais: O substrato – Devemos escolher qual substrato usaremos, que pode ser fértil ou não fértil, dependendo das plantas que escolheremos. O hardscape – Rochas, troncos e outras peças não vivas que vamos usar para dar forma ao aquário.
Plantas de baixa manutenção que podem ser cultivadas sem recursos avançados como: luz intensa, sistemas de CO2, substrato fértil ou fertilização líquida. Ideais para novos aquaristas ou para aquários de camarões.
O uso de plantas naturais no aquário ajuda a melhorar e manter a qualidade da água, uma vez que agem como verdadeiros filtros naturais, além de deixar o aquário esteticamente muito mais natural e agradável.
A iluminação intensa não é tão necessária a essas espécies, optando por uma iluminação moderada, e o substrato (depedendo da espécie) não precisa ser necessariamente fértil, podendo ser sustentado por processos biológicos naturais que podem fornecer os nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas.
A resposta é: SIM! Existe um jeito muito simples de fazer isso, que só exige paciência. Essa maneira fácil é conhecida como Dry Start Method (Método de inicio seco), que em resumo consiste em primeiro plantar o carpete, esperar ele se espalhar por toda a superfície para depois disso, encher o aquário de água.
Reponha os 15% com água fresca e sem cloro.
Seu cultivo é em meio aquático, em aquários e laguinhos. Aprecia o substrato limoso do fundo do lago e cresce bem em condições de luminosidade. Para fazer mudas da planta basta cortar pequenas estacas e plantar em recipientes com solo orgânico conservando bem encharcado.
Com ajuda de uma faca ou tesouras bem afiada, corte as raízes podres. Assim encorajará a planta a formar mais raízes novas. Também corte as folhas de baixo que arriscam a ser enterradas e apodrecem, assim evita-se a poluição do aquário com as folhas mortas. Forme um buraco no substrato e coloque lá a plantas aquáticas.
O termo ciliar, atribuído à vegetação ribeirinha é extremamente importante e recebe esse nome em alusão aos cílios humanos que possuem a importante função de proteger os olhos....A seguir veremos quais 5 tipos de plantas para beira de rio.
A maneira mais simples é deixá-lo como uma planta flutuante. Se você escolher esta opção, poderá literalmente colocar a planta no seu aquário e deixá-la lá. A maioria das pessoas prefere que a planta se prenda a algo, para que fique em um só lugar. A propagação do musgo Java é realmente simples.
“Enquanto uma precisa ser pulverizada diariamente, outra não precisa de água. Neste caso, é mais recomendado o uso do musgo desidratado”, alerta o paisagista. É preferível, então, a aplicação de musgos vivos em vasos e arranjos de plantas tropicais, que apreciam água assim como os pequeninos.
Basta usar uma pá para cavar. Tente pegar um pouco do solo onde ele está crescendo para ajudar a mantê-lo vivo e fazer o transplante mais fácil. Escolha um plano ideal. Musgo não é muito enjoado para cultivar, mas há algumas condições ideais sob as quais ele deve ser plantado.
Aplique uma pequena quantidade de cola ao musgo ou raízes das plantas e pressione contra a superfície desejada por 20 segundos. Para as plantas grupo, aplique cola e vegetal, como de costume. Sempre limpe a ponta deixando-a livre de cola antes de colocar a tampa.
Falta de Cálcio. Se as folhas novas do seu aquário estão crescendo de maneira desordenada e retorcida, isso geralmente está relacionado a um problema de cálcio ou dureza da água. Na verdade, as deficiências de cálcio, magnésio e manganêsfrequentemente estão relacionadas com a baixa dureza da água.
Qualquer que seja a área onde decidir plantar o musgo, ela deve estar macia e totalmente plana. Ao contrário da grama, o musgo cresce em pequenos torrões no solo ou na área onde estiver plantado. Use uma mangueira ou aspersores de irrigação para molhar bem a área onde plantará o musgo.
Resumindo…
Não desista ainda! Sua plantinha pode ser salva com algumas dicas
Como tingir musgo
Como usar o musgo esfagno? Para o cultivo de orquídeas a melhor combinação é a junção do esfagno com outros substratos que realizem o trabalho oposto, ou seja, possuam baixo fator de retenção de umidade. Esse tipo de mistura vai facilitar a ventilação.
Sim, é possível cultivar esfagno em casa desde que você tenha um pouco do musgo vivo para começar. Prepare um ambiente úmido e sombreado – debaixo de uma árvore ou arbusto, junto a um curso de água, laguinho ou bacia, torneira – e forre com esfagno seco que você colheu em algum vaso seco por aí.