Os últimos reis do Império Neobabilônico foram Nabucodonosor II (morreu em 562 a.C.), seguido por seu filho Evil-Merodaque, que reinou por dois anos, seguido de Neriglissar (r. 560–556 a.C.) e, finalmente, por Nabonido em cujo reinado a Babilônia foi conquistada por Ciro, o Grande.
Evil-Merodaque
'O Rico e Lázaro': confira os 4 reis babilônicos que virão após Nabucodonosor
setenta anos
Quando estiveram sob o domínio babilônico, os hebreus sofreram uma deportação forçada de sua terra natal para os domínios da cidade da Babilônia e lá se tornaram escravos. ... A primeira grande deportação ocorreu no ano de 598 a.C. Nessa fase houve o saque do templo de Jerusalém, mas não sua destruição.
Os profetas hebreus da época, como Geremias e Ezequiel, viam naquelas desgraças uma punição infligida ao povo hebreu por ter desobedecido a Deus. Na Babilônia, entretanto, os judeus iriam afirmar sua religião e conquistar em prosperidade o que haviam perdido em liberdade.
Mas Miriã acaba ficando leprosa por se levantar contra o servo de Deus. ... Miriã fica revoltada com Zípora e sai para encontrar com Arão (Petrônio Gontijo) para falar que Moisés não está dando conta de liderar os hebreus, pois o povo está reclamando direto. Para completar a situação, Arão acaba concordando com Miriã.
O bezerro de ouro também é referido em outra passagem bíblica, em I Reis quando o reino de Israel é dividido e o rei Jeroboão I, que fica com uma parte do reino sem ser de descendência real, cria dois bezerros para o povo adorar, e esquecer do Deus da linhagem Real.