O controle da broca-da-goiabeira precisa ser efetuado anualmente. A forma de executar esse processo é raspar a superfície do tronco com escovas ou luvas grossas até retirar os excrementos que a larva usa para se esconder. Uma vez exposto o inseto, pincela-se a região com solução de carbaryl e fungicida cúprico.
Quando as condições de umidade e temperatura são favoráveis, o fungo esporula, infectando os tecidos das folhas novas. Recomenda-se o uso do fungicida oxicloreto de cobre, o único registrado para manejo dessa doença em goiabeira, no caso da ocorrência da doença em viveiros.
A pinta preta é causada pelo fungo Phyllosticta citricarpa (Guignardia citricarpa). O fungo pode se multiplicar e produzir seus esporos assexuais (conídios) em frutos, folhas e ramos secos da planta e os esporos sexuais (ascósporos) em folhas caídas no solo.
É muito provável que os “bichos” encontrados no interior das goiabas sejam larvas de mosca-das-frutas. O controle pode ser feito com o ensacamento, utilizando papel parafinado, das goiabas com tamanho de 2 a 3 centímetros.
A goiabeira tem ação antibiótica e cicatrizante, podendo ser utilizada como remédio caseiro para úlceras gástricas ou de infecções, como a candidíase.
Chá de folha de goiaba para diarreia: o chá das folhas da goiabeira, principalmente os brotos, são ricos em taninos, uma classe de substâncias químicas com ação adstringente. Além dessa atuação adstringente, o chá também auxilia no combate de possíveis infecções intestinais.
Modo de uso: Massageie com as pontas dos dedos (sem usar as unhas) em movimentos circulares, por cerca de 10 minutos. Isso ajuda a ativar a circulação sanguínea e facilita a chegada de nutrientes até os folículos pilosos. Deixe agir durante 2 horas ou, se preferir, durante a noite toda.
Basta colocar água mineral ou água filtrada em uma panela e levar ao fogo até que a água comece a ferver. Então, coloque as folhas da goiabeira dentro da panela e desligue o fogo. Abafe essa mistura com uma tampa e deixe descansar por cerca de 20 minutos. Após esse tempo, coe a mistura e reserve o líquido e pronto.
Remédios caseiros para o cabelo crescer
Os óleos de alecrim, rícino e a máscara de gema de ovos nutrem os fios e combatem infecções que prejudicam o crescimento dos fios
Para fazer o cabelo crescer mais rápido, recomenda-se o uso de um óleo vegetal uma vez por semana para a hidratação dos fios, dentre eles estão o azeite de oliva, o óleo de semente de uva e o óleo de amêndoas - você pode utilizar o óleo de sua preferência, já que todos os óleos vegetais são bons para essa finalidade.
6 dicas para fazer o cabelo crescer mais rápido e mais forte
Uma ótima receita caseira para o cabelo crescer mais rápido é aplicar jojoba e babosa no couro cabeludo, pois ajudam na regeneração das células e estimulam o cabelo a crescer mais rápido e forte. Normalmente, o cabelo cresce entre 10 a 12 centímetros por ano, e é mais fácil medir esse crescimento no cabelo liso.
Como acelerar o crescimento do cabelo crespo ou cacheado? Confira 5 dicas de técnicas e tratamentos para conquistar cachos compridos e saudáveis
Você pode incentivar o crescimento do cabelo com os seguintes hábitos:
Em condições normais, todo cabelo cresce de um a dois centímetros por mês. Contudo, esse crescimento é influenciado por diversos fatores, como predisposição genética, condição dos fios e do couro cabeludo, e níveis adequados de nutrientes no nosso organismo, que promovem a saúde e o crescimento dos fios.
A linha de produtos S.O.S Bomba da Salon Line promete um crescimento rápido, com efeitos comprovados em 15 dias. Sua composição é completa em ativos de crescimento, como Whey Protein, vitamina A, óleo de rícino, D-Pantenol. Aliás, todas essas substâncias estimulam o crescimento dos fios, ao mesmo tempo que hidrata.
Então confira abaixo 5 produtos para crescimento de cabelo que também hidratam os fios!
O Tônico Capilar Cresce Cabelo através da Biotina, atua no equilíbrio do metabolismo capilar, regulando a oleosidade do couro cabeludo, evitando assim a queda e auxiliando no crescimento acelerado e fortalecimento capilar. Possui ação anti-inflamatória e adstringente.
Como fazer: antes de mais nada, descasque o alho e a cebola e depois corte-os em pedaços menores. Coloque os dois ingredientes junto com a água em um liquidificador e bata bem. Coe a mistura usando um coador de pano e, em seguida, acrescente o óleo de rícino e mexa até ficar homogêneo.
Como usar tônico capilar? O tônico capilar deve ser usado antes ou depois da lavagem e pode ser aplicado nos fios uma ou duas vezes por dia. Depois de aplicar na raiz dos fios, massageie bem a região para ativar a circulação sanguínea e melhorar a absorção do tônico.
O tônico pode ser aplicado durante ou após a lavagem, de preferência duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Como o produto age apenas no couro cabeludo, os fios podem estar úmidos ou secos.
É raro, mas pode acontecer (espere 24 horas, para ter certeza que está tudo ok). Se der tudo certo aplique no couro cabeludo a quantidade de uma aplicação indicada no tubo, massageando com suavidade a raiz. Deixar agir por no mínimo duas horas, mas para melhores efeitos aconselho dormir com o produto no cabelo.