Essa proposta de arte era irreverente e espontânea, pautada na irracionalidade, na ironia, na liberdade, no absurdo e no pessimismo. O intuito principal era de chocar a burguesia da época e criticar a arte tradicionalista, a guerra e o sistema. Foi assim que aleatoriamente foi escolhido o termo "dadaísmo".
O Dadaísmo foi o movimento cultural que ocorreu depois da Primeira Guerra Mundial na Europa e nos EUA e pregava a “antiarte”. O Dadaísmo, ou Dada (cavalinho de pau, em francês), foi um movimento e fenômeno cultural que ocorreu de 1916 a 1922 em alguns países da Europa e nos Estados Unidos (EUA).
Marcado por um forte caráter pessimista e irônico, os artistas dadaístas proclamavam a antiarte de protesto, do escândalo, inserindo o caos e a desordem em suas obras. Além disso, enfatizavam o absurdo e rompiam totalmente com as antigas formas tradicionais de arte.
A falta de lógica e a espontaneidade do Dadaísmo atingiram na literatura sua expressão máxima, se caracterizado através do improviso, da desordem e pela rejeição a qualquer tipo de racionalização e equilíbrio. Em seu último manifesto, Tristan Tzara afirma que o grande segredo da poesia é que "o pensamento sai da boca".
O Dadaísmo (ou simplesmente Dada) foi um movimento artístico e literário que começou na Europa enquanto a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) ocorria. Por causa da guerra, muitos artistas, intelectuais e escritores, especialmente os da França e da Alemanha, mudaram-se para a Suíça, que era um país neutro.
Dadaísmo foi um dos movimentos de vanguarda do início do século XX. Seu nome é derivado da palavra dadá, que pode ter múltiplos significados e não significar coisa alguma. Surgiu em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, como um movimento de contestação aos valores culturais.
O Dadaísmo foi um movimento que surgiu no início do século XX dentro de um cabaré em Zurique, Suíça no ano de 1916. Ele foi idealizado por anarquistas intelectuais germânicos que queriam desconstruir a arte, contrariando a sociedade, a religião, a ciência e a filosofia.
O Surrealismo foi uma dessas correntes e teve como precedente indispensável o Dadaísmo e a pintura metafísica de Giorgio de Chirico (1888-1978). ... No manifesto, os princípios surrealistas são apresentados, entre eles a isenção da lógica e a adoração de uma realidade superior, chamada "maravilhosa".
O Impressionismo teve início na França durante o século XIX, com destaque na pintura e na música. O nome desse movimento artístico surgiu a partir da obra “Impressão: Nascer do Sol”, de um dos mais importantes pintores franceses da época, Claude Monet.
O impressionismo explora os contrastes e a claridade das cores, resplandecendo a ideia de felicidade e harmonia. ... Os principais artistas impressionistas foram Monet, Manet, Renoir, Camile Pissaro, Alfred Sisley, Vincent Van Gogh, Degas, Cézanne, Caillebotte, Mary Cassatt, Boudin, Morisot, etc.
Além disso, a viagem de pintores brasileiros à França com prêmios e bolsas governamentais durante o período da consagração de artistas como Renoir e Monet trouxe de volta ao Brasil o reconhecimento do Impressionismo: no final da década de 1890, Visconti já era chamado de impressionista pela imprensa brasileira.
O impressionismo foi uma tendência artística francesa com ênfase na pintura que ocorreu no momento da chamada "Belle Époque" (1871-1914). Essa vertente teve um papel muito importante para a renovação da arte do século XX, sendo a grande propulsora das chamadas vanguardas europeias.
O objetivo do impressionismo estava na busca por diferentes impressões de cores, luzes e também movimentos da natureza no decorrer do dia. Por esse motivo os artistas tinham a preferência de pintar os quadros ao ar livre. ... Outros artistas se destacaram dentro do movimento impressionista.
O impressionismo foi um movimento que surgiu na pintura francesa do século XIX, vivia-se nesse momento a chamada Belle Époque ou Bela Época em português. O nome do movimento é derivado da obra "Impressão: nascer do sol", de Claude Monet.
A produção das telas dos artistas impressionistas normalmente ocorria ao ar livre, para que ocorresse a captura das tonalidades que os objetos refletiam na luz do sol.
O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Claude Monet (1840-1926) Impressão - Nascer do Sol, por causa de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy "Impressão, Nascer do Sol -eu bem o sabia! Pensava eu, se estou impressionado é porque lá há uma impressão.
Resposta. Os principais temas do Impressionismo eram a natureza e as paisagens em geral que envolviam desde os salões de festa, o nu artístico e as bailarinas.
Alguns autores apenas citam a forma como Van Gogh evitava o verde, o verde vivo, o vermelho, o rosa e o bege. As cores que mais usa são o amarelo e o azul, que são vistas da mesma forma por quem é ou não daltônico.
Pode se considerar o impressionismo como uma revolução artística porque os pintores que criaram esse movimento romperam com os padrões da arte que era feita na época.
Resposta. o público e a crítica reagiram muito mal ao novo movimento, pois ainda se mantinham fiéis aos princípios acadêmicos da pintura.
O movimento conhecido como Impressionismo marcou a primeira revolução artística total desde a Renascença. Nascido na França no início dos anos de 1860, só durou até 1886; apesar disso determinou o curso da maior parte da arte que seguiu.
O impressionismo é considerado omovimento que marcou a primeira revolução artística depois da Renascença e o que daria inicio as grandes tendências da arte do século XX. ... O principal objetivo dos impressionistas era apresentar um “impressão” registrada pelo artista num vislumbre breve.
O Renascimento foi um movimento cultural, econômico e político, surgido na Itália no século XIV e se estendeu até o século XVII por toda a Europa. Inspirado nos valores da Antiguidade Clássica e gerado pelas modificações econômicas, o Renascimento reformulou a vida medieval, e deu início à Idade Moderna.
Movimento artístico e filosófico surgido na Itália no século XV. O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.
O Renascimento foi o primeiro grande movimento artístico, científico, literário e filosófico da modernidade. O que foi o Renascimento? O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna.
O renascimento, movimento cultural surgido na Itália, teve como causas principais as mudanças econômicas ocorridas na região, que era dominada pelas repúblicas mercantis, e pela reação cultural contra o que era visto como excesso de dogmatismo por parte da Igreja, propondo a recuperação dos valores clássicos greco- ...
Auge na Itália: o desenvolvimento do comércio no Mar Mediterrâneo e a intensa atividade cultural fizeram com que as cidades da Península Itálica (onde hoje está a Itália, mas à época dividida em várias repúblicas e reinos) fossem o berço do Renascimento.
Resposta: O teatro renascentista foi aquele produzido durante o período do Renascimento, que teve início na Itália no século XV. Diferente do teatro medieval, que possuíam um caráter mais religioso, o teatro renascentista apostou no teatro popular de caráter cômico e burlesco e na exploração de variados temas.
Os principais artistas renascentistas italianos foram Leonardo da Vinci (1452-1519), Michelangelo Buonarroti (1475-1564) e Rafael Sanzio (1483-1520). Leonardo da Vinci não foi somente representante das artes plásticas (pintor e escultor), mas também estudou música, arquitetura, engenharia, foi inventor e filósofo.