A maioria das espécies de animais ovíparos possuem fecundação interna, ou seja, as fêmeas botam os ovos já fecundados pelos machos. Como exemplos, podemos citar todas as espécies de aves e crocodilianos e algumas espécies de peixes, lagartos e cobras. ... Esse é o caso de animais como as rãs e algumas espécies de peixes.
Os cães reproduzem-se duas vezes por ano. Quando chega o período da reprodução, os machos ficam interessados pelas fêmeas e dizemos que elas estão no cio. Esse interesse temporário dos machos, somente na época de reprodução pelas fêmeas, acontece nas gatas, ratas, éguas, vacas, leoas mas não nas mulheres.
Depois que eles terminarem, existem algumas coisas que você pode fazer para estimular a concepção. Cuide tanto do macho quanto da fêmea depois do cruzamento. Isole a fêmea em uma gaiola por meia hora depois que ela cruzar. Tente prevenir a urinação, pois isso ajuda com a concepção.
O melhor lugar para a cruza de cachorros é no espaço em que o macho vive, já que, neste local, o território é dele e de mais ninguém – ao contrário das proximidades de onde vive a fêmea, que quando entra no cio atrai uma série de candidatos à cruza para as redondezas.
“Não é verdade que não cruzar a cadela causa câncer. Muitas fêmeas que não cruzaram não desenvolveram câncer durante toda sua vida”, afirma Roberto Migliano Monteleone, médico veterinário da clínica RMM, em São Paulo.