Para tirar estrias, pode-se recorrer a tratamentos caseiros, feitos à base de esfoliação na pele e boa hidratação ou pode-se recorrer a tratamentos estéticos, como o laser ou microagulhamento, por exemplo. Para saber qual o tratamento mais indicado primeiro é preciso identificar a cor da estria.
O ideal é que a futura mamãe inicie o tratamento para estrias a partir da descoberta da gravidez e aplique os produtos de maneira regular, em quantidade indicada por um dermatologista.
No início, as estrias podem coçar ou arder, mas quando já desenvolvidas não costumam apresentar esses sintomas. Suas colorações podem variar entre avermelhadas, rosas, roxas ou esbranquiçadas. As três primeiras significam que as estrias ainda são recentes.
Hidratantes. O uso de cremes e óleos específicos é essencial para manter a pele macia, pois evita manchas e estrias na gravidez. O óleo de amêndoas, de rosa mosqueta e de semente de uva ainda são os mais indicados. “Outra boa opção é o Óleo Bio-Oil, rico em vitamina E.
Para tentar evitar o aparecimento das estrias na gestação, algumas dicas simples mas essenciais incluem:
A mulher pode engordar entre 7 e 15 Kg durante os nove meses ou 40 semanas de gestação, dependendo sempre do peso que tinha antes de engravidar. Isso significa que a mulher deve engordar em torno de 2 Kg nos primeiros três meses de gravidez.