Resposta: (a) o corpo B tem mais facilidade tanto de receber, quanto de fornecer calor, porque seu calor específico é maior.
Quando dois corpos cujas temperaturas são diferentes entram em contato acontece um processo de transferencia de calor do corpo mais quente ao mais frio. Esta tranferencia é devida ao gradiente de temperatura (diferença) e acontecerá em quanto esse gradiente existe.
Esse termo é justamente o diferencial de temperatura (ΔT), quanto maior for, maior será o calor trocado, porém devemos garantir que para que haja troca de calor, esse termo não pode ser 0, logo os corpos não podem ter a mesma temperatura. Resposta: É preciso que os corpos possuam temperaturas diferentes.
A troca de calor acontece quando dois ou mais corpos com temperaturas diferentes são colocados em contato em um mesmo ambiente (sistema isolado) e, depois de certo tempo, alcançam o equilíbrio térmico. ... Esse processo acontece porque os corpos sentem a necessidade de ceder e receber calor.
Resposta. A transferência de calor ocorre quando dois ou mais corpos que estão em temperaturas diferentes são colocados em contato, ou em um mesmo local, fazendo com que a energia térmica de um corpo seja transferida para outro.
Se eles estão em contato, a condição para que haja fluxo de calor entre eles é que eles se encontrem em temperaturas diferentes, de forma que calor fluirá do corpo mais quente para o mais frio. Lembrando sempre que calor é energia.
Resposta: Quando dois corpos, a diferentes temperaturas, são colocados em contato, após algum tempo atingem o equilíbrio térmico, ou seja, suas temperaturas se igualam. As moléculas mais agitadas do corpo mais quente transferem parte de sua agitação térmica às moléculas do corpo mais frio.
Resposta. Resposta:Como as linhas de força “nascem” em QB e “morrem” em QA, então, QA é negativa e QB é positiva. As linhas de força em torno de QA estão mais próxi-mas entre si do que em torno de QB, isto significa que o campo elétrico ali é mais intenso, logo |QA| > |QB|.
Para que dois corpos troquem calor, é necessário que entre eles haja uma diferença de temperatura. Espontaneamente, quem tem uma temperatura maior, cede calor a quem tem uma temperatura menor.
Para que o fluxo de calor exista, é necessário não apenas uma diferença de temperatura, mas também um meio através do qual o calor esteja fluindo.
Quais são as condições análogas necessárias para manter um fluxo de carga num fio condutor? SOLUÇÃO ( 09 ) - Para obter um fluxo ininterrupto de carga em um condutor, é preciso que algum arranjo seja providenciado para manter uma diferença de potencial enquanto as cargas fluem de uma extremidade para outra.
O fluxo de calor é a razão entre a quantidade de calor que flui por um corpo e o tempo. ... Repare que existe uma diferença de temperatura entre as regiões separadas pelo isolante, o que motiva o surgimento de um fluxo de calor da região de maior temperatura para a de menor.
No SI, a unidade do fluxo de calor é J/s, que é equivalente a watt (W); isto é, a unidade do fluxo de calor é igual à unidade de potência.
é proporcional à área de transferência perpendicular ao fluxo de calor (A=W×H, m2), e ao gradiente de temperaturas (dT/dx). A constante de proporcionalidade é uma propriedade física do material designada condutividade térmica (kT, W.m-1.
A lei da condução térmica, também conhecida como lei de Fourier, estabelece que o fluxo de calor através de um material é proporcional à temperatura. ... Assim, dizemos que a energia se transfere da região de alta temperatura para a região de baixa temperatura.
O coeficiente de condutividade térmica do alumínio é: K = 0,5 cal/s · cm · °C. A barra sofreu uma variação de 30 °C em sua temperatura. Use a equação: ∅=( ∙ ∙ ∆)/ 300 cal/s. 600 cal/s.
Convecção é um dos processos de transferência de calor que ocorre por meio da movimentação interna de fluidos, como a água ou o ar atmosférico, graças ao empuxo atmosférico. ... O restante do fluido que se encontra em menor temperatura tende a “descer”, já que sua densidade é um pouco maior.
Para que aconteça a troca de calor é preciso que ele seja transferido de um objeto para outro e de uma região para outra. Existem três processos de propagação de calor: condução, convecção e irradiação.