Ela se caracteriza pela capacidade que uma pessoa tem de ver o mundo de novas maneiras, para identificar padrões que estejam escondidos, estabelecer novas conexões entre fenômenos que aparentemente não se conectam e gerar soluções. Essa habilidade tem dois processos: pensamento e produção.
A criatividade humana é a responsável por libertar o imaginário, produzir novos conhecimentos, ver e interpretar o mesmo fato diversas vezes por diversos ângulos diferentes. ... Se aliada a um perfil empreendedor e mercadológico, a criatividade pode transformar uma simples ideia em um negócio de sucesso.
A criatividade é o que alimenta grandes ideias, desafia o modo de pensar dos seus times e abre as portas para novas oportunidades focadas no crescimento de negócios. Empresas que premiam a criatividade mostram o quanto valorizam essa estratégia. Isso inspira todos os colaboradores a seguirem o mesmo caminho.
Dicas para estimular a criatividade
Para treinar a mente para ser mais aberta, é preciso dedicar uma meia hora por dia a pensar em coisas impossíveis. Deixar o pensamento vagar e trazer ideias, mesmo que sejam absurdas, bobas ou divertidas. “O humor ajuda muito a afrouxar as restrições mentais”, afirma Smith.
Veja abaixo as atividades que eu adoro e que vão ativar sua criatividade:
As redes neurais criativas Essa última rede tem uma função-chave, ao fazer uma ponte entre o mecanismo de geração de ideias e o de avaliação destas. ... "O cérebro criativo está conectado de uma maneira diferente, e as pessoas criativas são mais capazes de ativar sistemas cerebrais que tipicamente não funcionam juntos."
A criatividade é a capacidade de apresentar ideias novas e úteis em determinadas situações. ... Estas redes normalmente trabalham sozinhas – quando uma é ativada, a outra desliga – mas, aparentemente, pessoas criativas têm a capacidade de fazê-las funcionar ao mesmo tempo.
O cérebro humano, localizado no interior da caixa craniana, é considerado o núcleo de inteligência e aprendizagem do organismo. No interior da caixa craniana, encontramos o encéfalo, uma parte do Sistema Nervoso Central (SNC) que recebe, processa e gera respostas às mensagens que chegam até ele.
A conclusão que o estudo sugere é que a criatividade é uma “habilidade do lado direito do cérebro” quando uma pessoa lida com uma situação desconhecida, mas quando a criatividade se baseia em rotinas conhecidas, o lado esquerdo é ativado.
Você usa mais o lado esquerdo! Quem utiliza mais o lado esquerdo do cérebro tende a se dar melhor com números, raciocínio lógico e contas de uma maneira geral. São pessoas um pouco mais racionais e com potencial de facilidade na resolução de problemas.
A cultura popular nos fez crer que as pessoas lógicas, metodológicas e analíticas possuem o lado esquerdo do cérebro dominante, enquanto os criativos e artísticos têm o lado direito mais desenvolvido.
Os dois lados do cérebro já o outro hemisfério controla as emoções e a criatividade. A metade esquerda do cérebro comanda o lado direito do corpo, e a metade direita do cérebro comanda o lado esquerdo do corpo. Desta forma, nós conseguimos pensar e nos movimentar ao mesmo tempo.