Qual o agente causador da hepatite C? O vírus da hepatite C (HCV) pertence ao gênero Hepacivirus, família Flaviviridae. É um RNA vírus, de fita simples e polaridade positiva.
O vírus da hepatite C transmite-se, principalmente, por via sanguínea, bastando uma pequena quantidade de sangue contaminado para transmiti-lo, se este entrar na corrente sanguínea de alguém através de um corte ou uma ferida, ou na partilha de seringas.
O vírus da Hepatite B é 100 vezes mais infectante que o HIV. O vírus da Hepatite B sobrevive no sangue seco, a temperatura ambiente, por pelo menos 7 dias.
Não leva a hepatite crônica ou a evolução para cirrose hepática. O álcool não tem relação direta com o episódio infeccioso, entretanto devido a possibilidade de ser tóxico ao fígado, o mesmo deve ser evitado pelos menos nos primeiros meses após o quadro de hepatite.
Por isso, se recomenda a abstinência total do álcool durante todo o quadro de hepatite e posteriormente, quando a pessoa já se sente bem e as enzimas voltaram ao normal, por pelo menos mais três meses. Como a inflamação persiste por algum tempo, é preciso aguardar a recuperação total do órgão.
Concluem os autores que infectados com hepatite C devem evitar o consumo de bebidas alcoólicas, ficando comprovado que até mesmo bebendo moderadamente a possibilidade de morte é muito maior.
Como regra geral, qualquer pessoa preocupada com a saúde do fígado deve evitar o álcool. A cicatrização hepática relacionada à hepatite C (fibrose) muitas vezes dura muito tempo após o tratamento, assim como fibrose grave com regeneração celular anormal e formação de vasos (cirrose).
Assim, os principais alimentos que devem ser evitados são:
Há dois meses tive erisipela bolhosa já posso tomar bebida alcoólica ou não? Se você tem mais de 18 anos, sua condição de saude for boa, não tem problemas de fígado/rim e não está em uso de antibióticos , pode fazer uso sim, de bebida alcoólica, sem exageros ,respeitando o seu limite.
“Vocês podem engravidar sim, através de técnicas de reprodução humana assistida. Homens HCV-positivo podem transmitir o vírus no ejaculado. Portanto, é necessária a proteção da parceira com preservativo sempre.
A transmissão da hepatite B também deve ser avaliada com cuidado, apesar da infecção ser menos freqüente e prevenida com vacina. "Quando o homem é portador do vírus, a lavagem seminal não impede a contaminação do bebê e, nos recém-nascidos, a doença pode ser fatal", afirma o especialista.
Porque antes dos 11 anos de idade a probabilidade de que o candidato tenha tido hepatite do tipo A é de quase 100%, fato este já confirmado em estudos epidemiológicos. Como a hepatite A não deixa partículas virais ou vírus circulantes após a cura, não há contraindicação em doar sangue.
Mas caso a doença adquirida antes dos 11 anos tenha sido hepatite “A”, e esteja curada, pode. Diabetes também impedem a doação de sangue. Nos casos de hipotireoidismo ou hipertireoidismo, só pode doar se a pessoa tiver com a doença controlada, e o uso de medicamentos não impede a doação.
- Quem teve hepatite pode ser um doador de órgãos? Sim. Quem teve hepatite e está curado pode ser um doador de órgãos. Existem pessoas aguardando pelo transplante que também tiveram a doença e poderão ser receptores.