Segundo a teoria de Bering, a chegada do homem ao continente americano ocorreu há, aproximadamente, 50 mil anos, quando nômades asiáticos atravessaram o Estreito de Bering; que nesse período encontrava-se congelado em razão da era glacial, formando assim uma ponte natural entre os dois pontos.
Localizado ao sul do Estado do Piauí, o município de São Raimundo Nonato tem como seu maior atrativo o Parque Nacional da Serra da Capivara, o mais importante sítio arqueológico do Brasil, que tem pinturas rupestres de mais de 25 mil anos.
A arqueóloga Niède Guidon é defensora ferrenha da Serra da Capivara, no Piauí. Foi ela que descobriu, lá, na década de 1970, as pinturas rupestres mais importantes dos primeiros seres humanos a habitarem o Brasil e uma das maiores coleções desse tipo de arte no mundo.
Niède Guidon nasceu em Jaú, no interior de São Paulo. Integrante de uma família de classe média alta de ascendência francesa, formou-se em História Natural pela USP e, aos 28 anos, foi estudar arqueologia na Universidade de Paris-Sorbonne, onde fez doutorado. ... Lá, criou uma sólida carreira como arqueóloga.
Brasil possui mais de 24 mil sítios arqueológicos cadastrados.
Sítios históricos/coloniais Fazendas, quilombos, igrejas, praças, casarões, castelos,, cemitérios, palácios etc. Estes são tipos de locais que podem ser considerados sítios arqueológicos, desde que este local seja reconhecido pelos arqueólogos como um local de importância histórica e que seja tombado.
Sítios arqueológicos são locais onde se encontram vestígios de atividade humana, tais como pinturas rupestres, construções antigas, artefatos, entre outros. ... No Brasil os Sítios Arqueológicos são protegidos por lei e é crime destruí-los. Além disso, eles são considerados patrimônio cultural da região.
Os sítios arqueológicos são as localidades onde se realizam os estudos de arqueologia. Eles são considerados áreas de patrimônio onde é possível obter uma larga quantidade de informações acerca de práticas, valores e estruturas das sociedades antigas.
Um sítio arqueológico no Brasil é um local onde é possível encontrar evidências de atividades humanas, tais como pinturas rupestres, construções antigas, túmulos e artefatos que simbolizam e representam determinado momento histórico da região.
A proteção In situ significa a preservação do patrimônio cultural subaquático em sua localização original. ... A melhor maneira de preservar a importância do patrimônio como testemunho de um acontecimento histórico bem como a atratividade do ambiente subaquático é optar pela conservação in situ.
Os sambaquis são um dos mais importantes sítios arqueológicos do estágio arcaico da costa brasileira e ajudam a revelar variações de regressão ou avanço do nível do mar. Os de Guapimirim (onde foram encontrados esqueletos humanos, ossadas de animais, objetos etc.)
São enormes montanhas erguidas em baías, praias ou na foz de grandes rios por povos que habitaram o litoral do Brasil na Pré-História. Eles são formados principalmente por cascas de moluscos – a própria origem tupi da palavra sambaqui significa “amontoado de conchas”.
Sambaqui, também conhecido como concheiro, é uma formação calcária ou montanhosa de origem humana. Os sambaquis são sítios arqueológicos deixados por povos pré-históricos que habitavam a costa brasileira de 7 a 8 mil anos atrás, muito antes dos tupis-guaranis.
Depósito de conchas, cascas de ostras, frequentemente objetos de pedra e de osso e, às vezes, ossos humanos e objetos de cerâmica dos habitantes pré-históricos do Brasil.