É aconselhável manter um pH entre 6,5 e 8,5, dependendo da espécie de peixe e uma alcalinidade total entre 50 e 200 mg / l. Se o pH e alcalinidade for inferior à faixa sugerida, pode ser corrigida através da adição de bicarbonato de sódio.
Os valores entre 7,0 e 8,3 são considerados ótimos para a piscicultura, podendo-se, no entanto, trabalhar com valores entre 6,5 e 9,0. A determinação de pH pode ser feita através de um kit químico.
Pegue algumas folhas de repolho roxo (30 g) e corte em fatias bem pequenas, coloque para cozinhar com uma quantidade de água igual ao de folhas picadas (aproximadamente 150 ml). Deixe ferver por 15 minutos e espere esfriar. Agora, use uma peneira e tente extrair toda água que ainda restou em um recipiente limpo.
Os solos podem ser naturalmente ácidos em razão da pobreza do material de origem em cálcio, magnésio, potássio e sódio, que são as bases trocáveis do solo ou à intensidade dos processos de intemperização, que resultam em maiores teores de hidrogênio e alumínio no complexo de troca do solo e, consequentemente, também na ...
COMO CORRIGIR A ACIDEZ DO SOLO? A correção da acidez se dá pela aplicação de Corretivos de Acidez como, por exemplo, o Calcário Mineral ou Calcário Agrícola, que é composto por carbonatos de cálcio e magnésio. ... Ressalta-se que o Gesso Agrícola não é corretivo de acidez, pois sua utilização não altera o pH do solo.
Para a correção do solo geralmente é recomendada por meio da gessagem e/ou calagem, a qual consiste em aplicar substâncias para aumentar o teor de cálcio e enxofre, a fim de haver mais interação e absorção de nutrientes.