Na obstetrícia, as manobras de Leopold são um método comum e sistemático de se determinar a posição de um feto dentro do útero de uma mulher. Elas recebem este nome em homenagem ao ginecologista Christian Gerhard Leopold. As manobras consistem em quatro ações distintas, cada uma ajudando a determinar a posição do feto.
Consiste em uma manobra invasiva de controle transitório do sangramento nos casos de atonia uterina. Se o útero estiver hipotônico ou atônico, a compressão uterina bimanual (ou manobra de Hamilton) deve ser realizada imediatamente, porém ela não deve retardar o início dos demais tratamentos.
A palpação obstétrica faz-se do útero e seu conteúdo e visa o reconhecimento do feto, sua situação, apresentação e posição. Objetivos: - Diagnóstico da gestação; - Identificar número de fetos; - Avaliar tamanho e peso fetal; - Avaliar: SAP.
OBJETIVO(S) Identificar o crescimento fetal; Diagnosticar os desvios da normalidade a partir da relação entre a altura uterina e a idade gestacional; • Identificar a situação e a apresentação fetal.
Avaliação das contrações uterinas, realizando-se a dinâmica uterina (DU) para verificar intensidade, duração e frequência das contrações em um intervalo de 10 minutos; deve ser feita a cada 60 minutos. A DU deve ser analisada com relação ao seu efeito sobre a dilatação, o apagamento e a descida fetal no canal do parto.
o Técnica: Colocar a mulher em decúbito dorsal com a cabeceira elevada (posição de Fowler); ▪ Palpar o pólo cefálico; ▪ Auscultar os BCF por quatro períodos de 15 segundos e calcular a média (Obs.: não deve estar com contração uterina);
A ausculta dos batimentos cardíacos do feto pode ser realizada com estetoscópio de Pinard (após 20 semanas), ou Sonar Doppler (após 12 semanas). O objetivo da ausculta do BCF é constatar, a cada consulta, a qualidade do batimento por meio da avaliação de seu ritmo e frequência.
Encostar o pavilhão da orelha na outra extremidade do estetoscópio; fazer, com a cabeça, leve pressão sobre o estetoscópio e só então retirar a mão que segura o tubo; Procurar o ponto de melhor ausculta dos BCF na região do dorso fetal; controlar o pulso da gestante para certificar-se de que os batimentos ouvidos são ...
Os batimentos cardíacos do feto podem ser identificados com o sonar Doppler em torno da 10ª a 12a semana gestacional e com o estetoscópio de Pinnard em torno da 20a semana. O ritmo regular e frequências entre 120 e 160 bpm são normais e podem ser medidas por 1 minuto ou frações de 15 segundos multiplicadas por quatro.
É possível dizer o sexo do bebê pela frequência cardíaca? Diziam os antigos: se a frequência cardíaca do seu bebê for maior que 140 batimentos por minuto, o bebê é feminino. Freqüência cardíaca abaixo de 140 bpm significa que é um menino. É difícil resistir a um teste tão fácil.
Com cerca de 5 semanas de gestação, o coração do seu bebê começa a bater. Nesta fase, a frequência cardíaca fetal normal é um pouco maior que a da mãe: cerca de 100 batimentos por minuto (BPM). A partir deste ponto, a frequência vai aumentar cerca de 3 batimentos por minuto por dia durante esse primeiro mês.