Em relação ao clima do local, podemos compreender que a umidade do ar está relacionada com a amplitude térmica. Ou seja, a diferença entre a maior e a menor temperatura atingida em determinado período. Assim, quanto maior for a umidade do ar, menor será a amplitude térmica.
Pressão Atmosférica: É a força que o ar exerce sobre a superfície terrestre. Umidade Atmosférica: É a quantidade de vapor de água existente no ar, como conseqüência do ciclo das águas, ou seja, como resultado da evaporação, condensação e precipitação.
A alta quantidade de vapor de água na atmosfera favorece a ocorrência de chuvas. ... Em regiões onde a umidade relativa do ar se mantém muito baixa por longos períodos, as chuvas são escassas. Isso caracteriza uma região de clima seco. A atmosfera com umidade do ar muito alta é um fator que favorece a ocorrência de chuva.
Dentre os fatores que podem deixar o ambiente úmido pode - se citar: oxigênio, nitrogênio, gás carbônico, ozônio e vapor d`agua. ... Nisso, pode - se ver que a umidade também aumenta com a elevação de chuvas.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal para o organismo humano gira entre 40% e 70%.
Os esporos produzidos pelo mofo e que pairam pelo ar podem criar quadros alérgicos e de rinite, agravar a asma, causar tosse seca, dores de cabeça e transmitir bactérias que levam a infecções. Casos de pneumonia também podem ser desencadeados em pessoas que convivem em locais onde há a incidência de bolor.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%. Quando a taxa cai para 30% é considerada uma situação de alerta e prejuízos para a saúde se tornam mais evidentes.
“O mofo pode causar principalmente as alergias respiratórias, rinites, asma, sinusites, e também pode provocar doenças mais graves, como sinusites fungicas, que é provocada pelo próprio mofo.
Viver com umidade e mofo é um perigo para a saúde. Os esporos produzidos pelo mofo podem agravar a asma e transmitem bactérias que podem causar até infecções. Esse risco é maior em pessoas vulneráveis como idosos, bebês, crianças e mulheres grávidas.
Casa fechada, chuvas frequentes e umidade excessiva são os principais fatores responsáveis pela formação de mofo na parede. Além das paredes, os primeiros sinais do fungo costumam aparecer também dentro de armários e gavetas.
Por isso, aprenda algumas dicas que podem te auxiliar no tratamento para alergia a mofo:
Como reduzir a alergia a mofo?
A umidade proporciona a reprodução de bichos do mofo. O controle sobre o excesso de umidade é a única solução concreta para eliminá-los e só pode ser feito com o uso de desumidificadores.