A 'Terceira Força', a Psicologia Humanista ( e Existencial ), marca a crítica à postura mecanicista, determinista, fatalista, patologizante e reducionista das duas forças anteriores, sem negar suas valiosas contribuições. Por uma nova filosofia na Psicologia, propõe novas técnicas e posturas psicoterapêuticas.
Psicologia? Psicanálise? Behaviorismo?
Como fruto desse começo, surgem as 3 grandes forças da psicologia: psicanálise, behaviorismo/comportamental e a humanista-existencial. Essas 3 forças são apenas o ponto de partida. Cada uma delas tem suas próprias ramificações, abordagens clínicas, foco de estudo e visão de ser humano.
As 4 Forças da Psicologia
A Psicologia estuda a subjetividade humana e, portanto, atua na análise dos comportamentos e dos pensamentos humanos. No curso de Psicologia, o estudante terá disciplinas como: História da Psicologia.
Uma definição dada por Pierre Weil é a de Psicologia Transpessoal como: Um ramo da Psicologia especializada no estudo dos estados de consciência que lida mais especificamente com a “Experiência Cósmica” ou estados ditos “Superiores” ou “Ampliados” da consciência.
A Psicologia transpessoal tem como objeto o estudo da Consciência e de seus Estados não ordinários e, neste sentido, congrega vários Recursos Técnicos como a Hipnose, a Meditação, o Relaxamento, e (no campo da pesquisa) experiência com alucinógenos (Grof, Huxley), além dos Estados Místicos de Tradições Espirituais.
A psicologia transpessoal é um método que tem como base trabalhar e desenvolver os aspectos espirituais do ser humano. Desenvolvida pelo psicólogo Abraham Maslow, em 1970, visa explorar o crescimento, ajudando a descobrir a essência de cada um.
A psicologia transpessoal surgiu nos EUA, em 1969, a partir do encontro de Abraham Maslow, Stanislav Grof e outros importantes psicólogos e teóricos. ... Palavras-chave: psicologia transpessoal; espiritualidade; experiências transpessoais; abordagem “bootstrap”; auto-realização.
Significado de Logoterapia substantivo feminino [Psicologia] Tratamento terapêutico e psicológico que consiste na busca pelo sentido, especialmente pelo sentido da vida, sendo essa a motivação mais importante que permeia a existência de uma pessoa.
Nascido em 1905, Frankl formou-se médico psiquiatra em 1930. Dois anos depois, foi deportado pelos nazistas para os campos de concentração, onde ficou até sua libertação treze anos depois, em 1945. Faleceu com 92 anos em Viena, em 1997.
Viktor Frankl
O sentido da vida segundo Viktor Frankl reside em encontrar um propósito, em assumir uma responsabilidade para conosco e para com o próprio ser humano. Assim, tendo claro um “porquê” poderemos enfrentar todos os “como”.
Leopoldstadt, Viena, Áustria