Mercúrio, Cádmio e Chumbo são chamados de metais pesados, foram batizados assim porque apresentam alta periculosidade ao homem, ou seja, são tóxicos. Quando as pilhas são descartadas e acumuladas em nossas residências, estamos criando uma verdadeira área de risco, rica em metais perigosos.
Para fazer a limpeza do aparelho, coloque um pouco do ácido caseiro em um cotonete ou escova de dentes e esfregue o líquido que sujou os contatos elétricos e outras superfícies do aparelho. Nunca use água, porque ela não neutraliza o líquido alcalino vazado e pode danificar os circuitos eletrônicos do dispositivo.
Siga os passos abaixo e previna um mal à humanidade: Não descarte pilhas usadas junto com o restante do lixo; Separe as pilhas em recipientes fechados; Procure o depósito apropriado para esse lixo ou envie ao fabricante.
Veja se na embalagem consta que a pilha pode ser descartada no lixo comum. As pilhas do tipo alcalinas não contém metais pesados em sua composição. Já as pilhas comuns, como as recarregáveis, possuem mercúrio, cádmio e chumbo, e devem ser devolvidas ao fabricante.
Como fazer o descarte correto? Para produtos de pequeno porte como: celular, tablet, acessórios, pilhas e baterias o descarte deverá ser realizado sempre em uma de nossas urnas de coleta localizadas em nossas assistências técnicas autorizadas ou nas lojas Samsung distribuídas por todo o país.
Como descartar lixo eletrônico? Veja dicas para fazer de forma correta
Você precisa procurar um lugar para deixar seu lixo eletrônico. Não é papel da prefeitura recolhê-lo na sua casa, com o lixo comum e o reciclável. Segundo uma lei de 2010, chamada de Política Nacional de Resíduos Sólidos, cabe às empresas a responsabilidade de coletar e reciclar o lixo eletrônico.
O Cedir, órgão alinhado à USP - Universidade de São Paulo - tem um galpão 450 metros quadrados, o maior centro público de descarte de lixo eletrônico da América Latina. No local são recebidos eletrônicos, equipamentos de informática celulares. Os materiais são reaproveitados em instituições e entidades parceiras.
Lista de instituições
Veja a lista de locais com posto de coleta de material eletrônico
A Zona Norte de São Paulo acaba de receber dois novos pontos de coleta de lixo eletrônico: um posto na ETEC Paulistano e outro na Subprefeitura Brasilândia Freguesia. Os locais recebem equipamentos quebrados ou sem uso, fios e outros componentes relacionados. Os materiais podem ser entregues diretamente pelos cidadãos.
Ecopontos de Bauru passam a abrir todos os dias
As lâmpadas devem ser levadas a um dos 11 pontos de coleta estabelecidos pela Reciclus. São eles: Makro, Tenda, Jabu Bauru, Lojas Riachuelo (tanto do Boulevard quanto da Batista), Atacadão, Bazar Da Construção, Assaí Bauru, Eletro Globo, C&C e J. R. Materiais Elétricos.
Os ecopontos são da prefeitura e eles são locais para o descarte de pequenos volumes de entulho, grandes objetos e resíduos recicláveis. Para quem se interessar, só é preciso respeitar o limite diário que é de um metro cúbico por pessoa, equivalente a 18 sacos de 60 litros ou uma caixa d'água de mil litros cheia.
O que pode ser levado ao Ecoponto: resíduos da construção civil, desde cimento, entulho e tijolo, restos de azulejos e madeiras. Móveis velhos, sobras de poda de árvore e outros materiais volumosos. Recicláveis (papel, papelão, vidro e alumínio).