Ao agrupar dois números 2 com um número 5, obtemos: Logo, devemos elevar 20 ao quadrado para obter 400. Portanto, a raiz de 400 é igual a 20.
A raiz é o inverso da potência, e a potência é a multiplicação de um dado valor por ele mesmo "n" vezes. Portanto, a raiz quadrada de 400 é igual a um número que elevado a 2, ou seja, multiplicado por ele mesmo duas vezes, é igual a 400, que no caso é 20.
A raiz quadrada de um determinado número é um valor que, quando multiplicado por si próprio, possui como resultado o número inicial. A raiz quadrada de 20 é, aproximadamente, 4,472. Veja que esse valor é arredondado, pois na verdade a raiz de 20 possui infinitos elementos decimais.
parcelas: valor da parcela: valor total:
Para isso, é importante consultar o saldo devedor por meio do extrato de empréstimo consignado disponibilizado pelo INSS. É possível consultar o extrato nas agências físicas ou pelo site do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e também pelo aplicativo “Meu INSS”.
Como calcular a antecipação do empréstimo consignado? Para calcular a quitação antecipada é preciso ver as parcelas que ainda faltam para liquidar o contrato sem a cobrança dos juros futuros. Assim, a dívida é trazida para o momento presente e os descontos serão proporcionais ao prazo e juros cobrados.
Vá até o local de contratação do empréstimo e informe que deseja fazer a quitação. A instituição financeira fará a emissão do boleto com o valor total isento das taxas de juros que seriam cobradas caso você continuasse o pagamento de parcelas mensalmente.
Antecipar o pagamento significa que você paga a parcela antes do prazo de vencimento estabelecido no contrato. Geralmente, isso também reduz uma parte dos juros cobrados na operação, o que se torna vantajoso para o contratante.
Esta é mais uma garantia de que o empréstimo será quitado sem complicações. Informação importante: há um limite para desconto mensal no seu benefício, cuja denominação é “margem consignável”. Ou seja, o valor das parcelas do empréstimo não poderá exceder 30% do valor líquido do benefício.
Para calcular a amortização, você só vai usar a fatia principal. É o que chamamos de saldo devedor. Quando você amortiza o saldo devedor do seu empréstimo imobiliário, na prática, está deixando de pagar os juros e encargos que estavam inseridos na parcela.
Atenção para a dica de ouro da sua vida, que quase ninguém sabe: você pode pagar parcelas do financiamento do seu carro com até 70% de desconto! E conseguir esse desconto só exige que você antecipe parcelas do seu financiamento. O desconto é maior para as parcelas que tem mais prazo para vencer.
Por exemplo: Se você antecipar uma parcela que tem vencimento de 30 dias, você vai pagar X% multiplicado por 1, porque a antecipação foi de apenas um mês. Para uma parcela com vencimento em 60 dias, a taxa será X% x 2, porque a antecipação foi de dois meses.
Vantagens e desvantagens de antecipar as parcelas do financiamento. A principal vantagem de antecipar as parcelas do financiamento é o desconto que você obtém. Quanto menor for o tempo do financiamento, menores serão as suas despesas com as taxas de juros envolvidas nessa operação.