-poweroff, -P : desliga o sistema (também desliga a unidade) -reboot, -r : reinicializa o sistema. -halt, -h : para a máquina depois de terminar processos.
Localize a linha que deseja excluir pressionando ↑ (up arrow) até que apareça e, em seguida, pressione Ctrl + U . Isso deve remover a linha. Se você usar o history comando, poderá ver que a linha foi substituída por um asterisco.
O "cat" exibe o que há dentro de determinado arquivo. Ele é útil quando deseja ler ou exibir um arquivo de texto. Este comando informa qual é o tipo de arquivo que foi digitado como parâmetro. Exemplo: file TEXTO.
O comando cat permite a criação de novos arquivos de texto de forma rápida. Para isso utilize o operador de redirecionamento > para redirecionar o texto no arquivo. O arquivo está criado e você pode começar a inserir seu texto. Para quebrar linhas basta pressionar Enter.
O comando mv copia um arquivo da ORIGEM para o DESTINO (semelhante ao cp ), mas após a cópia, o arquivo de ORIGEM é apagado. Exemplos: mv teste. txt teste1.
Para sair do arquivo utilize o Ctrl + D . Note que este comando é uma maneira rápida e fácil para criar arquivos. Caso você digitar novamente o comando cat > myfile o arquivo será criado novemente e receberá apenas o que for digitado após o comando.
Localizar somente arquivos ou somente diretórios Perceba que, na busca por arquivos, basta incluir “-type f” antes de digitar o nome, enquanto na busca por diretório inclui-se o “-type d”. Não por acaso, as letras representam as iniciais para files (arquivos) e directories (diretórios).
Como o grep funciona? Ou seja, primeiro o comando grep, logo depois o trecho que você quer encontrar, e por fim o arquivo onde você fará a busca. Embora não seja obrigatório colocar o trecho de busca entre aspas, o ideal é fazer isso sempre, para que o Linux não acabe se confundindo com a sintaxe do comando.
Para buscar um arquivo utilizando o terminal, basta pedir para ele procurar (find), em todo meu sistema(/), algo que contenha o nome (-name) que queremos.
Usar o comando Linux find para procurar arquivos baseado em nome, tipo, tamanho, permissões e propriedade, e outras informações adicionais. Instalar e utilizar o comando locate para realizar busca por arquivos mais rápidas dentro de sistemas.
Siga estes passos para encontrar um aplicativo ou programa que foi instalado no computador.
Dica: tecle a tecla do logotipo do Windows junto com “D”, para minimizar tudo de uma vez. Para abrir coisas pela linha de comando, clique em "Iniciar > Executar", digite o nome da pasta (ou programa) e dê “enter”.
Buscando texto dentro de arquivos no Linux
Por exemplo, se você quer saber onde se encontra um diretório chamado /E-TINET, basta digitar locate “E-TINET”. Localizar arquivos também é algo muito simples com o locate; no caso, digita-se locate arquivo. txt.
Nesta tela digite o seguinte comando: “CD\” para ir para a raiz. Para localizar pastas e arquivos, você irá usar o aplicativo de nome “dir.exe”. Para localizar por exemplo um arquivo chamado “telefone celular. jpg”, você poderá digitar “dir /s *telefone*” e pressionar a tecla Enter do seu teclado.
Hoje irei mostrar como criar, editar e salvar arquivos texto pelo terminal Linux, utilizando os comandos nano e cat....Manipulando Arquivos Texto no Terminal Linux.
Para listar os arquivos existentes em algum diretório, basta usar o comando ls. Se executado sem parâmetros, ele listará o conteúdo do diretório em que você se encontra. Mas você pode indicar um caminho para ele, como ls /usr/bin, por exemplo.
comando dir
Use o comando pwd para encontrar o caminho para o diretório atual (da pasta) em que você está.
O comando pwd permite imprimir o nome do diretório de trabalho atual (caminho completo) no terminal do Linux / Unix. Desta forma, podemos saber qual o diretório aberto no momento.
Isto pode ser feito através de dois comandos no Unix: who e whoami. O comando who exibe a lista de usuários logados numa estação. O comando whoami, por sua vez, exibe o login do usuário que está logado no terminal onde o comando whoami foi executado.
A execução do último comando envolve simplesmente Up + Enter .
Em linhas básicas, o terminal do Linux, também conhecido como shell, é um programa que recebe os comandos do usuário a partir do teclado e repassa-os às camadas de baixo nível do sistema operacional.