Etimologia. O termo xarope é derivado da palavra árabe “sharab” que significa bebida ou poção. Na alquimia antiga, é uma mistura de substâncias medicinais ao qual se atribui propriedades mágicas (feitiçaria).
O xarope de glicose é uma composição de açúcares derivados da conversão parcial do amido de milho, tendo como principal constituinte a glicose, mas podendo também ser constituído por outros açúcares.
A glucose de milho é um ingrediente muito utilizado como adoçante, mas serve principalmente para transformar a textura dos alimentos aumentando a viscosidade, cremosidade e maciez, ao mesmo tempo em que diminui a formação de cristais de açúcar em receitas como sorvetes, marshmallows, pirulitos e massas, por exemplo.
Xarope de Glucose
A glucose, também designada por glicose, dextrose ou açúcar da uva, é o monossacarídeo (aldo-hexose) mais abundante na Natureza, estando presente nos frutos doces, como é o caso da uva, e também no mel, juntamente com a frutose. Também existe em pequenas quantidades no sangue (glicemia) e na urina.
Assim, do ponto de vista bioquímico não há diferenças mas no que tange à culinária, em especial a confeitaria, o termo glucose é usado para se referir a um açúcar extraído do milho (Zea mays) e que compõe um conhecido xarope - antigamente era muito comum no Brasil sob o nome Karo, muito usado em crepes, waffles, pães, ...
O açúcar, chamado glicose, é outro composto químico: cada molécula de glicose contém seis átomos de carbono, doze de hidrogênio e seis de oxigênio.
A molécula da água é formada por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio por meio de ligações covalentes (figura 1).
A molécula é formada por um grupamento de dois ou mais átomos, unidos por ligações covalentes. Ela ainda apresenta duas características básicas: estabilidade (ligações difíceis de serem desfeitas) e neutralidade elétrica (mesmo número de prótons e elétrons).
Uma ligação covalente é formada quando dois átomos compartilham pares de elétrons. ... Quando os átomos se combinam através da formação de ligações covalentes, o conjunto resultante de átomos é chamado de molécula. Sendo assim, podemos dizer que uma molécula é a unidade mais simples de um composto covalente.
Uma molécula ou um agregado gigante de átomos caracteriza-se: Pelo comprimento das ligações; ▪ Pelos ângulos das ligações; Pela energia das ligações. Segundo a REPCV a forma total da molécula é produto das repulsões das nuvens eletrónicas dos pares de eletrões de valência (compartilhados ou não).
Átomo é o nome dado ao formador da matéria (tudo aquilo que ocupa espaço e possui massa). ... Elementos químicos, moléculas, substâncias e materiais orgânicos ou inorgânicos são formados por átomos. Em sua constituição, o átomo apresenta partículas (prótons, nêutrons e elétrons), não sendo a menor parte da matéria.