Antígenos T-independentes são antígenos que podem estimular diretamente as células B a produzirem anticorpos sem a necessidade da célula T auxiliar. ... As respostas a esses antígenos diferem das respostas a outros antígenos.
Os antígenos T-dependentes normalmente são proteínas e exigem a participação de T auxiliar, MHC-II e células como macrófagos para apresentação de antígenos. Já os antígenos T-independentes são aqueles capazes de estimular os linfócitos B a produzir anticorpos sem o auxílio dos linfócitos T.
Proteínas: A grande maioria dos antígenos, geralmente são bons imunógenos. Podem ser proteínas puras, glicoproteínas ou lipoproteínas. Polissacáridos: grandes açúcares puros e lipopolissacarídeos geralmente são bons imunógenos. Ácidos nucleicos: Normalmente geram pouca resposta imune.
Os antígenos são substâncias que podem ser reconhecidas pelas células T, células B ou ambas através de receptores representados por anticorpo ou TCR (receptor de célula T) particular.
Os mecanismos de defesa do organismo realizam-se devido à existência de células especializadas que fazem parte do sistema imunitário. Para cada tipo de elemento estranho desencadeia-se uma resposta imunitária adequada, designada defesa específica. ...
As Imunodeficiências Primárias (IDP) são doenças causadas por defeitos no sistema imunológico que normalmente funciona como uma engrenagem perfeita. Alterações em qualquer setor deste sistema predispõe a pessoa a ter mais infecção, doenças auto-imunes e mais chance de ter neoplasias.
Para fortalecer o sistema imunológico, prevenindo o desenvolvimento de algumas doenças e ajudar o corpo a reagir àquelas que já se manifestaram, é importante comer mais alimentos ricos em vitaminas e minerais, diminuir o consumo de fontes de gordura, açúcar e industrializados, com corantes e conservantes, e pode ser ...