A brincadeira Batata Quente é uma brincadeira de roda bem tradicional em nosso país. Não há muitos registros de como ela surgiu, mas, sabe-se que a origem do seu nome se deu ao fato das pessoas terem dificuldades de segurar uma batata quente. E, como toda brincadeira, ela também sofreu alterações.
Jogar todos os saquinhos no chão (ou outra superfície) e pegar um deles sem tocar nos demais; jogar para o alto o saquinho escolhido, enquanto pega um dos outros quatro que estão no chão, e sem encostar nos restantes; segurar o saquinho na volta, com a mesma mão, antes que ele caia no chão; repetir o mesmo para cada um ...
Modo de fazer os saquinhos
Com uma das mãos, o jogador tem de fazer uma ponte - com a mão esquerda apoiada no solo pelas pontas do polegar e do indicador. Feito isso, deve jogar para cima uma das pedrinhas, enquanto passa a outra por baixo da ponte. O jogador deve pegar a que foi lançada antes que esta cai no chão.
Uma só pedrinha é apanhada e lançada no ar. Enquanto esta pedrinha estiver no ar, o jogador deve pegar duas pedrinhas do chão e depois apanhar a pedra lançada com a mesma mão. Depois de transferir as duas pedrinhas para a mão que não fez o lance, a ação é repetida para recuperar as duas outras pedrinhas.