A idade Média começou com a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C., e se encerrou com a tomada da capital do Império Bizantino, Constantinopla, pelos turcos-otomanos, em 1453. Esse período costuma ser dividido em dois: Alta e Baixa Idade Média. A Alta Idade Média estendeu-se do século V ao X.
Considera-se como marco final da Idade Média o ano de 1453, quando os turcos otomanos tomaram a cidade de Constantinopla, capital do Império Bizantino, ou Império Romano do Oriente.
Tríade é o nome dado ao conjunto de elementos que, juntos, puseram um ponto final na história da Idade Média. São eles: as guerras, as epidemias e, por fim, a fome. Milhares de pessoas mortas, sistema abalado e desacreditado, além, é claro, da ascensão da burguesia, tudo isso, ocasionou a transição de modelo econômico.
Significado de Tríade substantivo feminino Conjunto de três pessoas ou coisas; trindade. [Música] Acorde composto por três sons.
A tríade parnasiana é a forma como ficou conhecido o grupo de três poetas parnasianos brasileiros de maior destaque: Alberto Oliveira, Raimundo Correia e Olavo Bilac. O Parnasianismo é uma escola literária poética contemporânea ao Realismo e ao Naturalismo que se caracterizou pela idealização da "arte pela arte".
A tríade é representada pela situação sócio-política dos fins da Idade Média. O contexto era de crise nos seguintes aspectos: fome, doenças e guerras. São estes os três pontos da tríade.
Entre os vários nomes que integraram a primeira geração do modernismo brasileiro, três ficaram conhecidos como a “tríade modernista”: Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Manuel Bandeira.
A liberdade é a característica principal do movimento modernista em suas mais diferentes manifestações artísticas, tanto no Brasil, como na Europa. No continente europeu, o Modernismo foi um conjunto de tendências artísticas que excediam a liberdade criadora e o rompimento com o passado.