Os inseticidas neonicotinóides imidacloprid e thiamethoxam, sistêmicos, na formulação de grânulos dispersíveis em água (WG), são eficientes no controle da cochonilha-da-raiz na aplicação em esguicho (“drench”) no colo do cafeeiro, num único ponto e numa única aplicação, sem a ocorrência de reinfestação.
As principais espécies desse grupo são: cochonilha cabeça-de-prego, escama vírgula, escama farinha e pardinha.
Controle: Recomenda-se a catação manual, o arranquio e a queima dos ramos muito infestados. Utilizar inseticidas específicos para o controle da cochonilha, registrados para a cultura. Além disso, a pulverização com óleos emulsionáveis e inseticidas proporcionam bons resultados.
Para combater o ataque de cochonilha, recomenda-se o emprego de inseticidas específicos junto com óleo mineral. Os produtos, que devem ser comprados com a apresentação de receituário agronômico, podem ser adquiridos em casas agropecuárias no varejo local com a supervisão de um agrônomo ou técnico agrícola.
Por que as folhas da laranjeira e do limoeiro passaram a ficar enroladas e brancas? ... As folhas da laranjeira e do limoeiro podem estar sendo atacadas pela larva minadora dos citros. Denominada Phyllocnistis citrella, a praga afeta as brotações novas das plantas de citros, formando galerias sob a epiderme das folhas.
A solução feita de detergente e óleo para eliminar pulgão em laranjeira tem uma receita simples. Em volume igual para cada produto, misture um detergente neutro com óleo vegetal. No momento de utilizar o inseticida caseiro, é importante diluir em água a 2%.
Não existe controle para este patógeno, mas são recomendadas três práticas de manejo que reduzem os danos e evitam a disseminação:
A ocorrência desse fenômeno está ligada às altas temperaturas e condições climáticas desfavoráveis ao desenvolvimento de citros, como a laranja. Dificilmente é possível avaliar as condições internas dos frutos sem abri-los.
O rachamento dos frutos, mais comum em laranjas e tangerinas, ocorre com frequência no fim do verão, quando as árvores foram sujeitas a deficiência de água no solo (stress hídrico), no período de crescimento ativo dos frutos (primavera/verão).
Vários são os motivos que podem ocasionar a perda de frutos ainda imaturos como má adubação, seca intensa ou mesmo irrigação exagerada, pragas no pedúnculo dos frutos, doenças, entre outros.
É por isso que a resposta mais adequada sobre quantos tipos de laranja existem no mundo é “depende”. De fato, o que chamamos de forma genérica como laranja são as diferentes espécies de frutas cítricas. E, nesse caso, elas podem ser muito mais do que 700. Muito mais, mesmo.
A palavra laranja, referente à fruta, vem do árabe “nâranj”, derivado de “nâranga”, em sânscrito. ... Ela causou tanto impacto entre os europeus que eles estabeleceram que essa cor, a partir de então teria nome – o mesmo da fruta. Até então, ela era percebida como uma variação de amarelo ou vermelho.