Por isso, a ordem que indico como a mais adequada começa pelo estudo do som das palavras – Fonética, Fonologia, Acentuação e Ortografia – e pelo estudo da formação das palavras – Morfologia e Classe de Palavras. Em seguida, deve-se estudar Sintaxe, Semântica e, por fim, Língua e Linguagem.
Se liga em outras dicas que nós reunimos pra ajudar você a começar a estudar do zero:
7 dicas infalíveis de português para concursos
Primeiro, é preciso paciência e controle da ansiedade. Saber que existe um passo a passo a ser seguido e respeitá-lo é fundamental, e esse passo a passo nem sempre corresponderá à ordem que está presente nos itens um edital. Por exemplo, eu recomendo que a primeira matéria a ser estudada deva ser classe gramatical.
Como iniciar os estudos de português para concurso? Morfologia. O conhecimento adequado sobre as dez classes gramaticais e suas respectivas locuções é primordial para que alguém consiga avançar nos estudos. Em seguida, sintaxe do período simples e sintaxe do período composto.
A resposta é simples, concurseiro: as disciplinas básicas são as que estão presentes em todos os concursos públicos e que geralmente têm mais peso na sua nota final. Depois que você tiver esses conteúdos na ponta da língua, fica até mais fácil de aprender as matérias específicas, a exemplo de Direito.
Veja. Com base nos editais da mesma área, podemos ter uma ideia. As matérias básicas dessa área são: Português, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Matemática Financeira, Contabilidade, Estatística, Economia, Inglês e Informática.
Não existe uma fórmula única de como passar em concurso público. Então, mesmo que a prova seja daqui a um mês, comece hoje. Mesmo com um edital já publicado, se você tiver foco, é possível passar.
De maneira geral, a concorrência pode ser medida com o cálculo simples de número de inscritos dividido pelo número de vagas ofertadas. Por exemplo: em um concurso com 50 vagas e 10 mil inscritos, a relação é de 200 candidatos por vaga.
Em vez de se dedicar em aprender como passar em primeiro lugar em concurso tenha em mente que o mais importante é ter conhecimento suficiente em quase todo o conteúdo exigido no edital. Assim sendo, nada de explorar uma variedade de livros e autores de uma só disciplina.
'Leitura obrigatória para quem deseja ser aprovado, o livro ensina a estudar com qualidade, a aprender com eficiência e a transmitir o conteúdo com segurança em um certame, completando o ciclo da preparação desde a montagem do plano de estudo até o dia D, a prova.
Aos 22 anos, o paraibano Kalebe Lael Costa Dionísio já tinha sido aprovado em dez concursos públicos federais, um feito que o levou a ser considerado este ano um recordista oficial como o jovem com maior número nomeações para cargos públicos.
Se você não está conseguindo passar em concurso público, talvez a razão seja a falta de um objetivo real. Não seja uma metralhadora que participa de todo e qualquer concurso disponível. Siga uma área, tenha um objetivo.
Há pessoas que passam em concursos sem estudar nada. O que pode ocorrer é que os pontos estudados pelo candidato foram os mais cobrados na prova. Seja por sorte, seja resultado de um plano ousado e metódico, houve preparação, houve dedicação e houve a sorte de cair na prova o que o candidato mais se dedicou.
Ingressar em um emprego mediante concurso público é a ambição de muitas pessoas, isso se deve ao fato de que o salário oferecido na maioria dos cargos é bastante superior ao funcionalismo privado e, além disso, boa parte das vagas pode ser ocupada apenas com o ensino médio completo.
Um dos principais motivos que levam uma pessoa a prestar um concurso público é a estabilidade financeira. Após três anos de trabalho, um profissional concursado só pode ser demitido por causas graves.
No cargo de Funcionário Público se inicia ganhando R$ 1.