A calçada, área destinada aos pedestres, é muitas vezes utilizada de maneira não respeitosa – e inclusive ilegal – pelos condutores de veículos. Segundo o CTB estacionar nas calçadas é infração grave, com multa de R$ 195,23.
Para organizar o passeio público, a Prefeitura definiu um novo padrão arquitetônico que divide as calçadas em faixas. As calçadas com até 2 metros de largura serão divididas em 02 faixas diferenciadas por textura ou cor e as com mais de 2,00 metros, em 03 faixas, também diferenciadas, como mostra a ilustração abaixo.
É importante lembrar que a calçada é um passeio para pedestres, e não uma rampa para veículos. As rampas são feitas para facilitar o acesso de cadeirantes à calçada. A faixa de serviço pode ter uma inclinação de até 8,33% bem como a faixa de acesso. A faixa livre pode ter inclinação transversal de no máximo 2%.
Resposta. Explicação: Ciberespaço é um espaço existente no mundo de comunicação em que não é necessária a presença física do homem para constituir a comunicação como fonte de relacionamento, dando ênfase ao ato da imaginação, necessária para a criação de uma imagem anônima, que terá comunhão com os demais.
Foram criadas as leis de trânsito, os sinais de identificação utilizados no mesmo, como faixa de pedestre, local para se atravessar as ruas; semáforo, placas indicativas de velocidade, placas de ruas, etc., os quais as pessoas devem respeitar, tanto motoristas quanto pedestres.
Lugar de pedestre é na faixa: travessia cuidadosa é garantia de segurança.
Evite atravessar a rua por trás de carros, ônibus, postes, árvores ou caçambas. Caso contrário, você pode surpreender os motoristas que trafegam no local. A faixa para pedestres existe para garantir sua segurança. Lembre-se: caso haja semáforo junto à faixa, esse deve ser respeitado.
3ª) nos cruzamentos sem faixa de pedestre, atravessar na continuação da calçada, sem atrapalhar o trânsito.
O correto é atravessar sempre na faixa de pedestres e, havendo semáforo, apenas quando o sinal estiver vermelho para os veículos. ... Onde e como atravessar sem sinalização Há situações em que não encontramos a via devidamente sinalizada: ela está sem placas, sem as marcações necessárias, semáforos ou faixas de travessia.
Então vejamos! Para cruzar a pista de rolamento o pedestre tomará precauções de segurança, levando em conta, principalmente, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos, utilizando sempre as faixas ou passagens a ele destinadas sempre que estas existirem numa distância de até cinquenta metros dele.
- Evite caminhar ouvindo música no fone de ouvido. Além de diminuir a atenção, o pedestre deixa de ouvir os ruídos que podem indicar a aproximação de um veículo; - Não saia correndo pelas ruas, nem mesmo nas calçadas. O pedestre deve estar sempre atento para poder parar a qualquer momento.
Em muitos casos o pedestre pode estar errado sim, sendo o culpado pelo acidente e sempre é ele quem leva a pior. O Código Brasileiro de Trânsito, de 1997, prevê multas ao pedestre que desrespeitar as leis de trânsito, como atravessar fora da faixa destinada a ele ou quando o sinal de pedestres estiver vermelho.
Atravesse sempre na faixa de pedestres. Respeite a sinalização de trânsito e só atravesse uma via na presença do sinal vermelho. Certifique-se de olhar para ambos os lados ao desembarcar de um veículo. Sempre olhe para ambos os lados antes de atravessar uma via.
Todo pedestre tem o direito de ter vias e acessos exclusivos, tanto em áreas urbanas quanto em rurais, de forma a poder transitar com segurança. No caso de não haver, os pedestres devem circular nas bordas das pistas, com prioridade sobre os veículos, e sempre no sentido oposto dos mesmos.
É dever de todo condutor de veículo:
É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais, para circulação; No caso de não houver passeios, ou quando não for possível o acesso, será feita com prioridade sobre os veículos, pelas bordas da pista, em sentido contrário ao dos veículos.
Outra orientação diz respeito à passagem de um lado a outro da via. "Quando tiver uma faixa a até 50 metros, o pedestre tem a obrigação de atravessar por ela. É preciso, ainda, caminhar de forma transversal, e não diagonal, para evitar passar muito tempo na pista", esclarece o agente.
A faixa de pedestres é o local que as pessoas devem usar para atravessar a rua. Ela deve ser utilizada sempre, e o pedestre somente pode atravessar fora da faixa em locais onde não exista nenhuma a uma distância de 50 m de onde ele está.