Os liquens são uma associação (denominada como simbiose) entre algas (ficobionte) e fungos (micobionte) formando um organismo. De forma geral, as algas auxiliam no processo de fotossíntese, enquanto que o fungo fornece a umidade e auxilia também na parte da nutrição destes organismos.
Os líquens é uma associação entre bactérias (cianobactérias) ou algas (clorófitas). As micorrizas formam-se quando as hifas de um fungo invadem as raízes de uma planta. As hifas vão auxiliar as raízes da planta na função de absorção de agua.
Micorrizas são associações entre fungos e raízes de determinadas plantas. As hifas do fungo associam-se às raízes das plantas e vão auxiliar na absorção de água e sais minerais do solo (principalmente fósforo e nitrogênio), já que aumentam a superfície de absorção ou rizosfera.
Liquens são associações mutualísticas de fungos e algas que se aderem a principalmente pedras e troncos de árvores. Uma curiosidade sobre os Liquens é que os mesmos são excelentes bioindicadores de poluição . Ou seja, um ambiente com proliferação de Liquens é um ambiente pouquíssimo poluído.
Micorrizas são associações simbióticas entre fungos e raízes. Essas associações são mutualísticas e tanto as raízes quanto são beneficiados. A maioria daspteridófitas, gimnospermas e angiospermas fazem esse tipo de associação.
As micorrizas são associações mutualisticas entre fungos (mico) e raizes de plantas (riza). Esse mutualismo é impostante para o ambiente pois, para a planta aumenta a absorção de nutrientes, e para os fungos, aumenta a quantidade de água e açúcares disponíveis.
Os liquens são associações simbióticas de mutualismo entre fungos e algas. Os fungos que formam liquens são, em sua grande maioria, ascomicetos (98%), sendo o restante, basidiomicetos. ... Os fungos desta associação recebem o nome de micobionte e a alga, fotobionte, pois é o organismo fotossintetizante da associação.
As algas deste processo são em sua maioria cianobactérias. Estes organismos é ausente de folhas e caule, sendo formado por talo. Os líquens se alimentam de material orgânico como os fungos e bactérias, sendo responsável pela decomposição de animais e vegetais ou através da realização de fotossíntese em alguns casos.