O setor de Treinamento e Desenvolvimento em uma organização tem o objetivo de desenvolver competências nos funcionários, criando e fortalecendo um elo entre o que a empresa necessita e o que o mercado em que ela está inserida exige.
Os treinamentos visam solucionar desafios de trabalho em equipe, comunicação, normas ou regulações, e assim por diante. Portanto, os líderes das áreas precisam incluir esses objetivos de treinamento em seus cursos e, em seguida, incentivar e aprimorar as competências adquiridas pelos alunos após o término do programa.
O objetivo de um plano de treinamento e desenvolvimento é atingir as metas da organização, por meio do desenvolvimento do desempenho dos funcionários. ... O treinamento, além de promover o aumento da produtividade, aperfeiçoa as relações interpessoais, qualifica os colaboradores e promove a segurança no trabalho.
Principais objetivos do treinamento e desenvolvimento
Os principais objetivos da Administração de Recursos Humanos, na verdade, são os objetivos da organização como um todo: Criar, manter e desenvolver um contingente de pessoas com habilidades, motivação e satisfação para realizar os objetivos da organização.
Aumentar a motivação dos colaboradores Os treinamentos permitem que o trabalho seja feito com mais qualidade, melhorando o retorno para a empresa e o feedback positivo para o funcionário. Com isso, há um aumento na motivação dos colaboradores, que obtêm consequências prazerosas na execução do trabalho.
Importância da política de treinamento e desenvolvimento. ... Quanto melhor delimitado o treinamento, mais concreto serão os resultados tanto para a empresa quanto para o colaborador. Com o treinamento bem estruturado é possível acompanhar todo o processo e entender se ele está sendo colocado em prática da forma correta.
Cinco dicas de como estimular o trabalho em equipe na escola
O trabalho em equipe é fundamental, seja no ambiente de trabalho ou no meio familiar. ... Dentro dessa esfera lúdica o aluno aprende a importância e a necessidade do trabalho em equipe. Nas aulas de Educação Física os jogos e brincadeiras coletivas favorecem esse aprendizado.
A equipe pedagógica é responsável pela coordenação, implantação e implementação no estabelecimento de ensino das Diretrizes Curriculares definidas no Projeto Político-Pedagógico e no Regimento Escolar, em consonância com a política educacional e orientações emanadas da Secretaria de Estado da Educação.
A equipe pedagógica deve acompanhar todo o processo, realizar reuniões com os professores sobre práticas pedagógicas, orientar no planejamento das aulas, discutir critérios e instrumentos de avaliação, ou seja, retomar a formação didático-pedagógica.
Equipe Pedagógica Atender aos pais e alunos, orientando para um melhor aproveitamento das atividades escolares. ... Funciona como um elo que une as partes envolvidas no ensino e aprendizagem dos alunos, estabelecendo uma ponte entre direção, professores, alunos e pais, formando uma rede interligada por interesses comuns.
Como figura que já conhece o andamento da escola e a maioria dos alunos e suas dificuldades, o coordenador pedagógico pode auxiliar o professor na preparação do planejamento. Nesse trabalho conjunto, seu papel é ajudar o novo professor, fazer um diagnóstico da turma junto com ele e pontuar o que os alunos precisam.
A equipe pedagógica deve propor formação continuada aos professores para compreender a maneira de como irá se organizar visando o cumprimento das intenções da escola. ... Compreende-se que o professor deve se encontrar em articulação com toda a equipe pedagógica para alcançar os objetivos de aprendizagem do aluno.
Diretor e coordenador pedagógico formam a dobradinha que comanda as ações na escola. ... Outros atores, menos comuns na maioria das escolas, também podem compor a equipe gestora, como é o caso do vice-diretor (também chamado de diretor-assistente em algumas redes), o supervisor de ensino e o orientador pedagógico.
O papel do coordenador pedagógico na realidade escolar é acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos da instituição de ensino, tanto individual quanto coletivamente. É esse profissional que tem a função de avaliar o rendimento escolar dos estudantes e buscar a causa de possíveis problemas.
Coordenador pedagógico: o que fazer e o que não fazer
A principal função do coordenador pedagógico é acompanhar o processo de ensino-aprendizagem na instituição. Na prática, o coordenador é um profissional dinâmico e capaz de resolver problemas.
Portanto, o coordenador precisa saber documentar, sistematizar e compartilhar experiências. Isso pode ser feito na escola, com a criação de um arquivo de boas práticas aberto a consultas, ou na internet, com a organização de uma rede colaborativa, da qual docentes de outras escolas podem participar.
Dicas de como ser um bom coordenador de equipe
O Coordenador do Curso é o responsável pela elaboração do projeto pedagógico, que deve ter seus objetivos e fundamentos bem claros e definidos. É importante destacar pontos diferenciais na concepção do curso, vinculando-o à missão da instituição de ensino e seus compromissos com a qualidade do processo educacional.